Francisco e Senna: papa ganhou busto e réplica de capacete do ídolo brasileiro da F1
Escute essa reportagem
O papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira, recebeu em 2019 um presente especial em lembrança ao brasileiro Ayrton Senna. O pontífice recebeu um busto de bronze e uma réplica do capacete do piloto das mãos de Bianca Senna, sobrinha do ídolo da Fórmula 1. O encontro aconteceu na Praça São Pedro, no Vaticano.
A homenagem aconteceu por causa dos 25 anos da morte de Senna. O busto foi esculpido pela artista plástica Lalalli Senna, também sobrinha do piloto, e a ideia de presentear o líder da Igreja Católica partiu de Claudio Giovannoni, amigo da família.

Na época, o papa Francisco expressou sua gratidão pelo presente e elogiou a escultura. Atualmente, o busto de Ayrton Senna está em exposição no Museu do Vaticano.
A criação da obra, intitulada “Meu Ayrton”, foi iniciada em 2014, quando Dona Neyde, mãe de Senna, pediu. Ela foi desenvolvida a partir de fotos do tricampeão.
“O processo de criação da obra começou em 2014, depois de um pedido da Dona Neyde, mãe do nosso campeão. A obra tem o objetivo de transformar memórias em arte e foi desenvolvida a partir de fotos e lembranças que a família tem do piloto. Mais que uma homenagem, “Meu Ayrton” é um símbolo de amor, memória e inspiração que agora também habita um dos lugares mais sagrados do mundo”, contou o perfil Senna no Instagram.
A comunidade esportiva lamentou na manhã desta segunda-feira a morte de Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo do pontífice. O argentino era reconhecidamente um amante dos esportes e da inclusão que as práticas promovem.
Comentários