Morre o papa Francisco: políticos e religiosos brasileiros lamentam a morte do pontífice
Escute essa reportagem
Religiosos e políticos brasileiros lamentaram a morte do papa Francisco nesta segunda-feira, 21, assim como fizeram diversas autoridades internacionais. Muitas lideranças estrangeiras destacaram o legado deixado pelo pontífice.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma mensagem em homenagem ao Santo Padre. “Em seu pontificado, o papa Francisco realizou gestos que traduzem e reforçam suas mensagens para a Igreja e a humanidade inteira. Não só com palavras e documentos, ele apontou para uma Igreja em saída, misericordiosa, que cuida da criação, vive o amor na família e promove a fraternidade humana.”
A Arquidiocese de São Paulo disse que recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do Santo Padre. Em mensagem pela Rádio 9 de Julho, da Arquidiocese, o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, pediu a todos os fiéis união em oração pelo papa Francisco e pela Igreja.
“Recordando o que o papa Francisco realizou durante esses doze anos do seu papado e pedindo a Deus que o acolha, que o recompense por tudo o que ele fez e significou para a Igreja nesses últimos anos. Peço, portanto, a todos os fiéis que se unam em oração pelo Papa Francisco e pela Igreja”, disse ele.
O arcebispo de São Paulo também irá presidir uma missa pelo papa Francisco nesta segunda-feira, às 12h, na Catedral da Sé. Outras paróquias também devem se organizar para realizar celebrações na data de hoje.
“Que Deus o acolha e o receba na casa do Pai e lhe dê recompensa por todo o bem que realizou. Um grande abraço e que Deus nos abençoe neste dia”, disse Scherer.
Políticos também prestam homenagens ao pontífice
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, lamentou a perda. “Hoje, todo o mundo chora a morte do papa Francisco. Tive a alegria de conhecer este homem simples e de gestos grandiosos que liderou a Igreja Católica com humildade, resiliência e amor. Que seja eterna sua memória e contribuição para um mundo mais justo e fraterno”, disse ele.
Hoje, todo o mundo chora a morte do Papa Francisco. Tive a alegria de conhecer este homem simples e de gestos grandiosos que liderou a Igreja Católica com humildade, resiliência e amor. Que seja eterna sua memória e contribuição para um mundo mais justo e fraterno. pic.twitter.com/SUhqNQoIsw
— Rui Costa (@costa_rui) April 21, 2025
Por meio das redes sociais, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também se manifestou. “O mundo e os católicos se despedem daquele que ocupava uma das figuras mais simbólicas da fé cristã: o papa”, publicou ele.
- O mundo e os católicos se despedem daquele que ocupava uma das figuras mais simbólicas da fé cristã: o Papa. Mais que um líder religioso, o papado representa a continuidade de uma tradição milenar, guardiã de valores espirituais que moldaram civilizações.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 21, 2025
- Para o Brasil e o…
O deputado José Guimarães (PT), líder do governo na Câmara, destacou o legado deixado pelo pontífice e recordou o encontro que teve com o Santo Padre.
“Momento inesquecível! Sendo recebido pelo pontífice por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no RJ. Uma dor inigualável. Francisco marcou a história da Igreja Católica. Uma referência de humanismo, de bem querer com os mais necessitados e de grande compromisso com a vida”, disse ele.
Momento inesquecível! Sendo recebido pelo Pontífice por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no RJ. Uma dor inigualável. Francisco marcou a história da igreja católica. Uma referência de humanismo, de bem querer com os mais necessitados e de grande compromisso com a vida. pic.twitter.com/JMKQCPZY6a
— José Guimarães (@guimaraes13PT) April 21, 2025
Comentários