X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Morre o papa Francisco: políticos e religiosos brasileiros lamentam a morte do pontífice


Ouvir

Escute essa reportagem

Religiosos e políticos brasileiros lamentaram a morte do papa Francisco nesta segunda-feira, 21, assim como fizeram diversas autoridades internacionais. Muitas lideranças estrangeiras destacaram o legado deixado pelo pontífice.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma mensagem em homenagem ao Santo Padre. “Em seu pontificado, o papa Francisco realizou gestos que traduzem e reforçam suas mensagens para a Igreja e a humanidade inteira. Não só com palavras e documentos, ele apontou para uma Igreja em saída, misericordiosa, que cuida da criação, vive o amor na família e promove a fraternidade humana.”

A Arquidiocese de São Paulo disse que recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do Santo Padre. Em mensagem pela Rádio 9 de Julho, da Arquidiocese, o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, pediu a todos os fiéis união em oração pelo papa Francisco e pela Igreja.

“Recordando o que o papa Francisco realizou durante esses doze anos do seu papado e pedindo a Deus que o acolha, que o recompense por tudo o que ele fez e significou para a Igreja nesses últimos anos. Peço, portanto, a todos os fiéis que se unam em oração pelo Papa Francisco e pela Igreja”, disse ele.

O arcebispo de São Paulo também irá presidir uma missa pelo papa Francisco nesta segunda-feira, às 12h, na Catedral da Sé. Outras paróquias também devem se organizar para realizar celebrações na data de hoje.

“Que Deus o acolha e o receba na casa do Pai e lhe dê recompensa por todo o bem que realizou. Um grande abraço e que Deus nos abençoe neste dia”, disse Scherer.

Políticos também prestam homenagens ao pontífice

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, lamentou a perda. “Hoje, todo o mundo chora a morte do papa Francisco. Tive a alegria de conhecer este homem simples e de gestos grandiosos que liderou a Igreja Católica com humildade, resiliência e amor. Que seja eterna sua memória e contribuição para um mundo mais justo e fraterno”, disse ele.

Por meio das redes sociais, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também se manifestou. “O mundo e os católicos se despedem daquele que ocupava uma das figuras mais simbólicas da fé cristã: o papa”, publicou ele.

O deputado José Guimarães (PT), líder do governo na Câmara, destacou o legado deixado pelo pontífice e recordou o encontro que teve com o Santo Padre.

“Momento inesquecível! Sendo recebido pelo pontífice por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no RJ. Uma dor inigualável. Francisco marcou a história da Igreja Católica. Uma referência de humanismo, de bem querer com os mais necessitados e de grande compromisso com a vida”, disse ele.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: