Vídeo | Como foi o último dia do Papa Francisco
Da Basílica de São Pedro e com voz fraca, Francisco desejou “felicidades” e abençoou, pela última vez, milhares de fiéis no domingo de Páscoa
Escute essa reportagem
O papa Francisco, de 88 anos, morreu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano, às 7h35 (2h35 no horário de Brasília). O “Bispo de Roma retornou à casa do Pai”, informou a Santa Sé, um dia após uma das datas mais sagradas do calendário católico, encerrando uma vida dedicada à fé em meio às celebrações da ressurreição de Cristo.
Da sacada da Basílica de São Pedro e com voz fraca, Francisco desejou “felicidades” e abençoou, pela última vez, os milhares de fiéis ali reunidos “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” no domingo de Páscoa.

Ainda visivelmente debilitado, o pontífice argentino acenou da varanda à multidão. Na homilia preparada, lida por um assistente, o líder da Igreja Católica o lembrou como o Cristo ressuscitado simboliza a esperança.
Em seu último discurso, Francisco denunciou “a dramática e indigna crise humanitária” em Gaza e pediu um cessar-fogo, mostrando preocupação com “o crescente clima de antissemitismo que está se espalhando pelo mundo”. Ele também defendeu a liberdade religiosa e a liberdade de pensamento. Sem respeito, “a paz não é possível”, completou.
Após a leitura, Francisco fez um passeio surpresa pela Praça de São Pedro no papamóvel, abençoando bebês e distribuindo acenos.
Mais cedo no mesmo dia, Francisco recebeu o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, em encontro privado de alguns minutos. Eles conversaram pessoalmente na Casa Santa Marta dias após discordarem sobre os planos do governo Donald Trump de deportar imigrantes em massa.
Francisco teve alta em 23 de março e estava afastado da maioria de seus compromissos públicos para se recuperar totalmente da doença.
Leia mais:
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários