X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Hoje tem romaria dos cavaleiros em primeiro dia da Festa da Penha

Devotos de Nossa Senhora da Penha vão sair com seus cavalos de diferentes cidades em direção ao Parque da Prainha


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Hoje tem romaria dos cavaleiros em primeiro dia da Festa da Penha
Terço gigante da 455ª edição da Festa da Penha foi erguido ontem entre as famosas palmeiras do Convento. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Missas, corrida, romaria dos cavaleiros e acendimento de imagens. Tudo isso está programado para acontecer neste domingo (20), primeiro dia do Oitavário da Festa da Penha 2025.

Entre os destaques do cronograma está a romaria dos cavaleiros, em que romeiros saem de diferentes cidades com seus cavalos, demonstrando grande respeito e devoção à Virgem da Penha.

Organizada pela Comitiva Pai & Filho, ela terá concentração na avenida Carlos Lindenberg (viaduto Alfredo Copolilo) às 17h, e às 18h, saída em direção ao Parque da Prainha.

Frei Gabriel Dellandrea, guardião e reitor do Convento da Penha, contou ao jornal A Tribuna sobre as expectativas para o início da celebração e explicou o significado do tema de hoje, “Com Maria, peregrinos do amor”, que surgiu com base na temática central da festa, “Com Maria, peregrinos de esperança”.

“Maria é um exemplo de como viver o amor. Ao dizer sim a Deus no projeto de ser mãe de Jesus, ela não fez só por obrigação, ela faz por amor. Fazer as coisas com amor indica que não queremos fazer só 'mais ou menos', e sim fazer bem feito”.

“Quando somos peregrinos do amor nós nos dedicamos ainda mais. O tema quer que façamos assim como Maria: fazer com amor aquilo que Deus nos convida”, completou.

Guardião do Convento de primeira viagem, ele afirmou que está “ansioso para saber o que Deus irá fazer com a programação que preparamos, e com a expectativa de que tudo dará certo e que será uma festa muito bonita”.

A devoção começa cedo, às 5h e 7h na Capela, e logo depois, ocorre a tradicional Corrida da Penha às 7h30. Em seguida, é a vez de missas no Campinho, que ocorrem a partir das 9h, sendo que às 14h há a Oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora.

Para fechar o domingo, haverá o acendimento das imagens iluminadas de Nossa Senhora da Penha em Vila Velha, Cariacica e Serra.

Feitas de metal e com 17 metros, elas têm mais de 160 mil lâmpadas, reproduzindo as cores branco, azul e rosa, assim como a imagem que fica no Convento da Penha e é levada pelos fiéis durante as romarias. Elas contam ainda com efeitos visuais para dar a sensação de movimento.

Terço gigante com 2.500 flores

Tradição há 27 anos, o terço gigante da 455ª edição da Festa da Penha foi erguido ontem entre as famosas palmeiras do Convento da Penha, sendo apreciado por vários devotos.

Colorido pela primeira vez depois de sete anos, ele tem cerca de 20 metros, 2.500 flores de tecido e foi feito por voluntários dedicados.

“Começamos a pensar nele há um ano, e depois fomos configurando tudo. É um trabalho que envolve muita gente. Vê-lo pronto, no cenário maravilhoso que é o Convento da Penha, é muito emocionante”, disse Osmar Sales, organizador da ação.

Segundo o site oficial da Festa da Penha, a escolha das cores do terço foi inspirada na logomarca do Jubileu de 2025, que é colorida com azul, verde, amarelo e vermelho.

Para completar os cinco mistérios, foi adicionada a cor rosa em referência a Nossa Senhora das Alegrias.

Frei Gabriel Dellandrea, guardião e reitor do Convento, disse que, ao ser erguido entre as palmeiras, o terço proclama que a Festa da Penha 2025 começou. “Nós temos a certeza de que agora ela sai do papel e se torna realidade”.

A aposentada Helena Pereira, de 68 anos, foi uma das fiéis que compareceu à manhã de fé.

“É o maior momento, mais marcante e mais forte para mim. Acho lindo e emocionante. Desde pequena acompanho o Oitavário e compareço à elevação do terço gigante há muito tempo também”, comentou.

Imagem ilustrativa da imagem Hoje tem romaria dos cavaleiros em primeiro dia da Festa da Penha
|  Foto: Reprodução/Jornal A Tribuna

Programação

Missas a partir das 5 horas

Hoje (1º Dia do Oitavário)

Tema: “Com Maria, peregrinos do amor”.

5h e 7h – Missas na Capela.

7h30 – Corrida da Penha - Início na Praça do Ciclista x Parque da Prainha.

9h e 11h – Missas no Campinho.

14h - Acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora no Campinho.

15h – Devocional no Campinho.

16h – Missa de abertura da Festa da Penha no Campinho.

17h – Romaria dos Cavaleiros.

19h – Acendimento da imagem iluminada em Vila Velha (Praia da Costa).

19h – Acendimento da imagem em Cariacica (Nova Orla).

19h – Acendimento da imagem na Serra (Parque da Cidade).

Fonte: Organização da Festa da Penha.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: