X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Nova linha de ônibus do Transcol começa a operar neste domingo

Duas já estão em funcionamento e uma começa a operar a partir de domingo. Elas foram solicitadas pelos moradores


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Nova linha de ônibus do Transcol começa a operar neste domingo
547 opera no período da tarde, no sentido Vila Velha, entre 16h25 e 17h45, com sete partidas para melhorar o atendimento no trecho, |  Foto: Leone Iglesias/AT

Neste domingo, a linha 897 começa a operar em Vitória. O trajeto coberto por ela será entre os T. Carapina/Jardim Limoeiro/via ES-010

No último domingo, as linhas 871 (Planalto Serrano/T. Laranjeiras, via Bloco C/Campinho da Serra I) e 547 (Jardim Camburi/T. Itaparica, via 3ª Ponte/T. Vila Velha) iniciaram as atuações.

Marcelo Campos Antunes, diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES), afirmou que essas novas alternativas são importantes para a melhoria da mobilidade urbana e ampliação do acesso ao transporte público para diferentes regiões da cidade.

“Elas aumentam a área de atendimento do sistema de transporte coletivo, beneficiando moradores e trabalhadores das regiões da Serra e Jardim Camburi”, afirmou.

“Ao oferecer mais e melhores opções de transporte público, espera-se uma diminuição do uso de veículos individuais, contribuindo para a redução do trânsito e da poluição na cidade”, completou.

Marcelo destacou ainda que ao fazer parte do sistema integrado, as novas linhas facilitam o acesso a outras e a terminais, otimizando as viagens e, potencialmente, reduzindo custos para os passageiros.

Imagem ilustrativa da imagem Nova linha de ônibus do Transcol começa a operar neste domingo
|  Foto: Arquivo/AT

Trajetos

Segundo a Ceturb-ES, a linha 871 é uma reivindicação que atende ao Bloco C do bairro Planalto Serrano e ao bairro Campinho da Serra I. Nos dias úteis, por exemplo, conta uma frota de quatro veículos realizando 34 viagens diárias, com uma frequência de 22 minutos nos horários de pico, e de 30 minutos fora dele.

Já a 547 opera no período da tarde, no sentido Vila Velha, entre 16h25 e 17h45, com sete partidas para melhorar o atendimento no trecho, que também é feito pelas linhas 508, 510 e 560.

Por fim, a Ceturb-ES afirmou que a 897 é uma reivindicação antiga dos condomínios de Jardim Limoeiro e bairros adjacentes. A partir de domingo, eles contarão com viagens de hora em hora, com destino ao Terminal de Carapina.

Linha 897 vai circular a partir de domingo

Por que as novas linhas?

A criação de cada linha responde a necessidades particulares de cada região:

A linha 871 (Planalto Serrano / T. Laranjeiras, via Bloco C / Campinho da Serra I) foi criada para atender especificamente o Bloco C de Planalto Serrano e o Campinho da Serra I, oferecendo uma ligação direta com o Terminal de Laranjeiras.

A linha 547 (Jardim Camburi / T. Itaparica, via 3ª Ponte / T. Vila Velha) foca em atender à demanda de Jardim Camburi no período da tarde, com destino ao Terminal de Itaparica, passando pela Terceira Ponte e Terminal de Vila Velha.

Já A linha 897 (T. Carapina / Jardim Limoeiro, via ES-010) visa melhorar a ligação entre o Terminal de Carapina e Jardim Limoeiro, utilizando a Rodovia ES-010.

Observação: As linhas 871 e 547 já estão em funcionamento enquanto a 897 passará a circular neste domingo de Páscoa.

Fonte: Marcelo Campos Antunes, diretor-presidente da Ceturb-ES.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: