X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Famosos

Fazer papel do diabo ajudou no entendimento sobre Jesus, diz José Loreto

"Acho que o diabo me ajudou no meu entendimento de Jesus. Ficou mais fácil de entender e dar mais potência e verdade", disse o ator


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Fazer papel do diabo ajudou no entendimento sobre Jesus, diz José Loreto
Para José Loreto, há duas dificuldades: manter a essência do personagem e a preparação física para interpretá-lo no espetáculo |  Foto: - Divulgação/Instagram

Intérprete de Jesus na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o ator José Loreto diz que ter feito o papel do diabo durante o Carnaval o ajudou na atuação como Jesus no espetáculo em Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova, a 180 quilômetros do Recife.

Loreto foi alvo de críticas nas redes sociais por ter feito o papel do demônio cerca de 40 dias antes da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Ele interpretou o diabo durante o desfile da escola de samba Unidos de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, no início de março.

"Ter feito o demônio 40 dias antes de Jesus foi perfeito para eu viver esses dois extremos e até pro meu entendimento [ser] melhor. Acho que o diabo me ajudou no meu entendimento de Jesus. Ficou mais fácil de entender e dar mais potência e verdade", diz o ator à reportagem.

Loreto conta que, após receber os dois convites, teve a reflexão de que 2025 seria um ano de extremos na sua atuação na dramaturgia.

"A preparação [para interpretar o diabo e Jesus] é o oposto. No carnaval, tinha um trem fantasma, era outro tipo de encenação e agora é um teatro à céu aberto. Lá na avenida [Marquês de Sapucaí], foram 40 minutos em uma passada só e aqui são três horas de apresentação diárias durante três dias", afirma.

O representante de Jesus da Paixão de Cristo no teatro a céu aberto de Nova Jerusalém acredita que, como ator e intérprete, tem que fazer as funções com profissionalismo.

"Estou aqui para causar reflexões. Não esperava que fosse daquele tamanho [a polêmica], mas acho que ficou bem entendido, inclusive para as pessoas que me julgaram e entenderam que sou ator e intérprete", diz.

Loreto e os outros atores estão hospedados em Nova Jerusalém desde a semana passada. O evento teve uma pré-estreia para convidados no dia 11 e começou para o público geral no dia 12. As apresentações continuam até o dia 20 e recebem 10 mil pessoas por noite em média. Os ingressos para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém são vendidos pela internet e custam até R$ 220.

O intérprete de Jesus descansa durante o dia para ter energia máxima nas apresentações noturnas diárias.

"Nunca fiz um trabalho parecido. É uma imersão muito grande e as pessoas vêm acreditando nisso também, muito emocionadas. É um teatro com cenários realistas e ficamos como numa outra época. Vivo Jesus aqui 24 horas por dia", diz.

"O descanso é agora [durante o dia]. Durmo [além da madrugada], entre o almoço e a peça. Às 18h começa a minha preparação, se não não aguento", afirma. "Estou à base de chá", diz Loreto, com a voz rouca na quarta-feira (16), quando falou com a reportagem.

Para fazer o papel de Jesus, o ator carioca procurou antecessores na função. Loreto diz que procurou atores como Igor Rickli, que interpretou Jesus em 2015 em Nova Jerusalém, e Renato Góes, que atuou em 2018.

Para José Loreto, há duas dificuldades: manter a essência do personagem e a preparação física para interpretá-lo no espetáculo.

"É [preciso] construir esse personagem dando humanidade, sendo de humor e carisma. Jesus sempre ficou na minha cabeça, e acho que de muita gente, num pedestal intocável e, no momento em que tive que fazer ele, tive que entender mais esse personagem, com o magnetismo dele, de juntar as pessoas e falar as coisas certas, e sentir tudo pelos outros, ser à frente do seu tempo", diz.

"E a segunda dificuldade é que pra fazer Jesus aqui tem que ser atleta, são três horas, é um desgaste físico absurdo. Minha voz está assim [rouca] desde o primeiro dia. Tenho que gritar, sou torturado, crucificado, levo chicotadas, carrego a cruz. Sinto as dores que ele sentiu, então é uma parte difícil também."

Neste ano, o evento terá um dia a mais em relação a edições anteriores, por causa do feriado de Tiradentes, que será na segunda-feira. Com isso, o evento terminará no domingo.

Loreto descarta voltar a Nova Jerusalém para fazer o papel de Jesus. "Acho que já está contemplado. É um personagem único e muito desgastante fisicamente, mentalmente. Quando acabarem as apresentações, vou morrer de saudade disso tudo, mas estou vivendo plenamente. Não é fácil dar tanta energia e acho que outra pessoa merece ter essa experiência também."

Neste ano, Letícia Sabatella interpreta Maria. Leopoldo Pacheco faz o papel de Pilatos, e Werner Schünemann interpreta o rei Herodes ao lado de Luana Cavalcante como a rainha Herodíades. Ao todo, a apresentação envolve cerca de 50 artistas pernambucanos e cerca de 300 figurantes.

Uma das novidades é a volta da personagem Verônica, que, na cena da Via Sacra, enxuga o rosto de Jesus com um véu. A intérprete é a atriz pernambucana Angélica Zenith. O último ano em que a personagem fez parte na trama foi em 1993, quando o papel foi vivenciado por atriz Letícia Sabatella.

Outra inovação é a inserção de novos efeitos especiais. Além disso, a organização levou, de São Paulo para Pernambuco, três cavalos pretos da raça frísio para compor a cena do cortejo de chegada do governador da Judeia, Pôncio Pilatos, ao Fórum Romano e no cortejo de Jesus até a Via Sacra.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: