X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Filmes e Séries

Bastidores da escolha de novo Papa em “Conclave”

O filme, baseado no livro de Robert Harris, venceu o Oscar de Melhor Roteiro e estreia quarta no Prime Video


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Bastidores da escolha de novo Papa em “Conclave”
O ator Ralph Fiennes interpreta o cardeal Lawrence, encarregado de conduzir processo confidencial. |  Foto: Divulgação

Fumacinha branca saindo pela chaminé instalada no telhado da Capela Sistina: “habemus papam!” Assim acontece quando um novo Papa é escolhido após a morte ou renúncia de seu antecessor. Mas o que será que está por trás dessa escolha?

É o que mostra o filme “Conclave”, que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado deste ano e estreia quarta-feira no Prime Video. Ele acompanha um dos eventos mais secretos e antigos do mundo.

O longa é baseado no livro homônimo do autor inglês Robert Harris, que fez um criteriosa pesquisa sobre como era a eleição de um Papa. Ele estudou a história da Igreja Católica, seus dogmas e rituais, entrevistou padres e freiras.

Dá para se ter uma ideia do que esperar de “Conclave”, o filme. Na trama, após a morte inesperada do atual pontífice, o cardeal Lawrence (Ralph Fiennes) é encarregado de conduzir esse processo confidencial.

Os líderes mais poderosos da Igreja Católica de todo o mundo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção. Lawrence se vê no centro de uma conspiração, desvendando segredos que ameaçam não apenas sua fé, mas as fundações da Igreja.

O longa mostra o embate entre cardeais progressistas e tradicionalistas e o desafio de escolher um candidato com apelo e credibilidade suficientes para representar a Igreja Católica.

Apesar de ser uma consideração política, a teologia católica diz que os eleitores devem ser guiados pelo Espírito Santo na hora de votar.

O filme também mostra o lacramento do quarto do Papa falecido e a destruição de seu anel, os juramentos feitos pelos cardeais antes da votação, o uso de produtos químicos para garantir a cor correta da fumaça que sai da chaminé para indicar o resultado – preta para nenhuma decisão e branca para mostrar que um Papa foi escolhido –, e a varredura da Capela Sistina em busca de escutas.

Embora seja um filme de ficção, alguns detalhes do conclave são bem fiéis à realidade. Para escrever o livro que deu origem ao longa, o autor contou com a consultoria do cardeal inglês Cormac Murphy O’Connor, já falecido, que participou dos conclaves de 2005 e 2013.

O roteirista do filme, Peter Straughan, e o diretor, Edward Berger, receberam um tour privado pela Capela Sistina.

Confira as estreias da semana no streaming

1. “The Last Of Us - 2ª Temporada” (2025) – Série/Ação. Série retorna adaptando fielmente alguns momentos do jogo, enquanto promove mudanças em sua estrutura narrativa. A maior delas é na introdução de Abby, que está diretamente ligada ao massacre promovido por Joel. Max, hoje.

2. “Ransom Canyon” (2025) – Série/Drama. Em uma pequena cidade do Texas, três dinastias de fazendeiros lutam por suas terras, seus legados e aqueles que amam. Netflix, quinta-feira.

3. “Um Amor no Paraíso” (2025) – Série/Drama. Depois de encarar os altos e baixos da vida, um casal separado pela morte se reencontra no paraíso. Só tem um problema: ele tem seus 30 e poucos anos, e ela está nos 80. Netflix, sábado.

4. “O Rastreador - Temporada 2” (2025) – Série/Ação. Teddi e Velma ajudam Colter a encontrar seus casos de caçador de recompensas, além de prover assistências importantes a distância. A segunda temporada terá Velma assumindo esse papel sozinha. Disney+, quarta-feira.

5. “Demolidor: Renascido (Season Finale)” (2025) – Série/Ação. Matt Murdock, um advogado cego com sentidos aguçados, luta por justiça em seu escritório de advocacia, enquanto o ex-chefe da máfia persegue seus próprios interesses políticos. Disney+, terça-feira.

6. “Um Completo Desconhecido” (2025) – Filme/Drama. O jovem Bob Dylan chega a Nova Iorque com seu violão e talento revolucionário. Seus relacionamentos mais íntimos são formados durante sua ascensão à fama. Disney+, quarta-feira.

7. “THE AMERICAS” (2025) – Série documental. Tom Hanks narra a série que explora os extraordinários mundos e a vida silvestre das Américas do Norte e do Sul. Disney+, quarta-feira.

8. “Étoile: A Dança das Estrelas” (2025) – Série/Drama. Bastidores de uma escola de balé clássica em Paris. A chegada de novas bailarinas vindas de Chicago mexe com a dinâmica da tradicional companhia francesa. Prime Video, sexta-feira.

9. “LOL: Se Rir, Já Era! - 4ª temporada” (2025) – Reality. Na sua nova temporada, o reality volta com o mesmo desafio: reunir comediantes em uma sala onde o objetivo é segurar o riso enquanto todos tentam fazer os outros caírem na gargalhada. Quem rir, perde. Prime Video, sexta-feira.

10. “Projeto OVNI” (2025) – Série/Drama. Um apresentador de TV arrogante e um ufólogo trabalham para descobrir as origens da suposta aparição de um OVNI, dividindo a nação em um mar de dúvidas e crenças. Netflix, quarta-feira.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: