Cabeça de prefeito na eleição
As principais notícias da política capixaba, com bastidores e movimentações dos partidos
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), esteve ontem na Câmara de Vitória para prestar contas de sua gestão. Na ocasião, recebeu críticas, elogios e perguntas dos vereadores presentes.
O que mais chamou atenção, porém, foram os sinais claros de que Pazolini está com a cabeça nas eleições de outubro de 2026. No início do depoimento, chegou a dizer que Vitória é exemplo pela responsabilidade fiscal e que a cidade é uma espécie de “farol ” para outros locais do País e Estado.
Ainda, respondendo ao vereador Armandinho Fontoura (PL), Pazolini foi mais enfático: “Em relação ao futuro, tenho gratidão aos capixabas. Aos vitorienses, principalmente, que nos possibilitaram estar aqui. Se for da vontade de Deus, consultando a minha família, poderemos ter algo que seja inovador para levar políticas públicas para os 78 municípios”.
Vice tem “carta branca”
Pazolini deu a entender que só vai lançar candidatura caso haja um movimento em torno de seu nome. “Só se for para ser coletivo. Em caso de uma construção macro do Espírito Santo”. Aproveitou para falar que a vice, Cris Samorini (PP), está preparada para liderar a capital. “Tenho certeza que ela tem condição de continuar cuidando de Vitória com competência.
Recado foi dado
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), gravou um vídeo comemorando o fato da cidade ter ficado em 14º lugar entre mais de 5 mil cidades do País em maior taxa de investimento. E reforçou: “Deixar meu carinho ao governador Casagrande (PSB), ao vice Ricardo (MDB). Dizer que estamos juntos para que o Estado não caia em mãos erradas”.
Segredo para manter pique
O lema “pique do Casão” virou marca registrada do governador Renato Casagrande (PSB). Virou até camiseta. Para explicar como consegue manter o pique, Casagrande demonstrou os exercícios que inclui em sua rotina. “Pra quem acha que é fácil manter o ritmo. Está aí o segredo”, brincou.
Possibilidade?
Após a foto do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho (sem partido), junto ao presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, e o deputado federal Victor Linhalis (Pode), o bastidor político tem ficado agitado. Depois de Arnaldinho ter deixado o Podemos, a saída de Linhalis, fiel aliado do prefeito, é iminente. Nos bastidores, fala-se que o Republicanos, de Musso, pode ser um caminho. Até para “pacificar” a relação entre Arnaldinho e Pazolini. A ver.
Partidos vão ter de equilibrar chapas em 2026
Falta mais de um ano para as eleições de 2026, mas já há diversos políticos que se apresentam como pré-candidatos a cargos estaduais e federais. Entretanto, os partidos vão ter de escolher suas chapas com cuidado, visto que há pouco espaço para tantos nomes. Partidos como PSB, PL, e Republicanos, por exemplo, já têm chapas encaminhadas para deputado estadual, mas há alguns políticos que deverão ficar de fora da lista final.
Galeria
Filha está presente
O senador Magno Malta (PL) tem promovido agendas pelo Estado antes da Páscoa. Acompanhado de sua filha, Maguinha Malta, e de seus assessores, o senador tem percorrido diversos municípios em série de encontros com lideranças regionais e presidentes dos diretórios do partido. Cabe lembrar que Maguinha é um dos nomes para disputar o Senado.
Novo porta-voz
A Rede Sustentabilidade Espírito Santo saiu fortalecida do sexto Congresso Nacional com o apoio maciço à chapa eleita. Com 73% dos votos, Paulo Lamac é o novo porta-voz nacional da sigla. Laís Garcia, a porta-voz estadual, foi responsável por conduzir a mesa durante o evento.
Marco legal da inovação
O vereador de Vitória Pedro Trés (PSB), que tem como uma de suas bandeiras o fortalecimento da agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação, protocolou projeto que institui o novo Marco Legal de Ciência e Tecnologia do município.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



