Carrasco do Real Madrid nunca tinha feito gol de falta e foi ‘invenção’ de técnico do Arsenal
Escute essa reportagem
A vitória do Arsenal, na ida das quartas de final da Champions League, passou diretamente pelos pés de Declan Rice. O meio-campista foi responsável por dois gols de falta no 3 a 0 dos ingleses sobre o Real Madrid, atual campeão, e viajará à Espanha na próxima semana podendo garantir a vaga à semifinal mesmo com um revés por dois gols de diferença. Nada disso, no entanto, seria possível sem o treinador dos Gunners.
Os dois gols de bola parada de Rice – duas pinturas – foram os primeiros do meio-campista em sua carreira, que soma 338 jogos por clubes. Separados por 12 minutos, também foram os primeiros do Arsenal desde 2021. Contratado a peso de ouro para a temporada 2023/2024 (100 milhões de libras, equivalente a R$ 775 milhões na cotação atual), Rice nunca foi o homem da bola parada em Londres, mesmo no período em que defendeu o rival West Ham.
Rice, no entanto, assumiu essa responsabilidade. Em conversas com o meio-campista, Arteta o convenceu a assumir a responsabilidade de ser o dono da bola parada em Londres. Até o duelo desta terça-feira, o repertório do meia era praticamente nulo: nos mais de 300 jogos da carreira, ele havia cobrado apenas 12 faltas direto para o gol, segundo dados da Opta.
“Não sei se algum dia vai cair a ficha”, disse Rice, à Amazon Prime, após o jogo, sobre seus gols de falta. “Voltei para o meu celular e foi uma loucura. Marcar minha primeira falta em um jogo é especial. E quando fiz a segunda... simplesmente me senti confiante. Estou sem palavras, na verdade.”
O meio-campista, que também foi convencido por Arteta em 2023 a se juntar ao Arsenal, mesmo com o interesse do Manchester City à época, precisou vencer Thibaut Courtois nos dois lances, ambos indefensáveis para o goleiro belga, considerado um dos melhores em sua posição. Mikel Merino, já na reta final do segundo tempo, marcou o último gol da partida e que sacramentou o triunfo por 3 a 0.
O time tenta encerrar um jejum de 16 anos sem chegar à semifinal da competição europeia. Ao vencer o Real Madrid, conquistou seu primeiro triunfo em partidas de mata-mata contra equipes espanholas desde a temporada 2010/2011. Na ocasião, derrotou o Barcelona, por 2 a 1, na ida das oitavas de final; na volta, foi eliminado no Camp Nou, após revés por 3 a 1.
Real Madrid e Arsenal voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, 16, no Santiago Bernabéu. Pressionado na temporada, o clube merengue tentará dar uma resposta a seu torcedor e continuar vivo em busca do 16º título de Champions League em sua história. Já o Arsenal, que nunca conquistou a competição, mira o feito inédito e conquistar ao menos um título nesta temporada, já que está a 11 pontos do Liverpool em busca da liderança da Premier League.
Comentários