X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Brasil

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Papa tem ‘crise de isolada’ de broncoespasmo com vômito, mas responde a tratamento, diz Vaticano

foto autor
Estadão Conteúdo
28/02/2025 - 15:41

Ouvir

Escute essa reportagem

O Papa Francisco teve uma “crise isolada” de broncoespasmo que, no entanto, resultou em um episódio de vômito com aspiração e no repentino agravamento do quadro respiratório, segundo informou o Vaticano na tarde desta sexta-feira, 28.

Ainda de acordo com o informe, o Santo Padre iniciou a ventilação mecânica não invasiva, com boa resposta nas trocas gasosas. “Ele permaneceu sempre vigilante e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas.”

O líder espiritual de 1,4 bilhão de católicos do mundo foi internado em 14 de fevereiro por bronquite, que evoluiu para pneumonia dupla.

Embora seu prognóstico permaneça “reservado”, os relatórios médicos dos últimos dias indicam uma progressão de melhora, principalmente com o anúncio da remissão de uma leve insuficiência renal.

Na noite de quinta-feira, 27, o último relatório médico afirmou que a saúde do Papa continuava “melhorando”, mas que “dada a complexidade de seu quadro clínico, mais dias de estabilidade são necessários” antes de mudar seu prognóstico.

O pontífice também deve ter permissão para retomar seu trabalho no hospital no início da semana, embora sem fazer nenhuma aparição pública, enquanto orações ao redor do mundo continuam por sua rápida recuperação.

No final de semana, ele apresentou uma insuficiência renal leve, teve crises respiratórias e precisou receber altos fluxos de oxigênio. Também foi constatada anemia e queda de plaquetas no sangue, o que exigiu a administração de transfusões de sangue.

O estado de saúde de Francisco é delicado devido à sua idade, fragilidade e doença pulmonar preexistente. A principal ameaça é o risco de sepse, uma infecção grave do sangue que pode ocorrer como complicação de uma pneumonia./AFP

Leia também

  • Ativista argentino é barrado ao tentar entrar no quarto do papa em hospital, diz jornal
  • Vaticano convoca orações noturnas pela saúde do Papa Francisco na Praça de São Pedro
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso