X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Entretenimento

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

'Descobri uma liberdade artística que nem imaginava', diz Helena Ranaldi fora da TV

foto autor
Estadão Conteúdo
14/09/2024 - 9:14

Ouvir

Escute essa reportagem

Faz 10 anos que a atriz Helena Ranaldi não trabalha em uma novela. A última foi Em Família, escrita por Manoel Carlos para a Rede Globo em 2014. Na sequência, suas participações no vídeo ficaram limitadas às séries As Canalhas, O Mecanismo, Carcereiros e O Doutrinador, mas tantas coisas boas e desafiadoras aconteceram que Helena, aos 58 anos, confessa nem sentir falta do veículo que a popularizou em tramas como Laços de Família (2000) e Mulheres Apaixonadas (2003). "Fui extremamente feliz na televisão e tive a sorte de ganhar ótimas personagens", reconhece. "Só que para topar um projeto tão longo, que me exigiria um ano de dedicação, teria que ser algo capaz de realmente me tirar do conforto."

A principal mudança - que redesenhou sua trajetória - foi voltar a São Paulo depois de 25 anos radicada no Rio de Janeiro. Em 2015, a atriz paulistana veio para a cidade ensaiar uma peça, A Fantástica Casa de Bonecas, e emendou um compromisso no outro, sempre nos palcos, que a levou a se fixar de vez dois anos depois. "Quando vi estava produzindo teatro, comecei a namorar o Daniel Alvim (ator e diretor), meu filho (o ator Pedro Waddington, de 26 anos) veio morar aqui e tudo foi acontecendo", conta. "Se me mudei para o Rio por causa do trabalho, o trabalho me trouxe de volta e descobri uma liberdade artística que nem imaginava, seja criando projetos ou recebendo propostas."

É como convidada que Helena aparece no espetáculo Por Trás das Flores, drama escrito por Samir Yazbek e dirigido por Marcelo Lazzaratto, em cartaz no Itaú Cultural até o dia 22, com entrada franca. "Foi ótimo ter me transformado em produtora porque, quando sou chamada, já chego ao teatro de outra forma", comenta. "Tenho o entendimento na prática de que nem tudo que o que um artista deseja é possível de ser atendido."

No palco, Helena contracena com a atriz Martha Meola em um enredo que trata de ancestralidade, comportamento e depressão. Sua personagem é a filha de uma libanesa (Martha) que imigrou para o Brasil logo depois do casamento e, agora, ela volta à terra dos pais para investigar as origens dos seus antepassados. Em uma profunda crise existencial, a personagem busca compreender o quanto daquele passado reflete em seu problemático presente.

"Desde que conheci o texto, ainda na pandemia, me emociono com a história", diz a intérprete, que participou de uma leitura virtual da peça, ainda com o título provisório de Que os Mortos Enterrem seus Mortos, junto da atriz Maria Fernanda Cândido, em 2021.

A dramaturgia de Yazbek propõe um acerto de contas entre essas duas mulheres que se desenrola na imaginação da filha. A mãe morreu com a idade que a filha tem hoje e sucumbiu diante de conflitos semelhantes aos que ela enfrenta. "A peça é um resgate de vida através desse encontro que pode transformar a vida da minha personagem e fazê-la desviar de um destino semelhante ao da mãe", explica Helena. "A depressão deve ser debatida porque é uma doença que afeta tanta gente e, às vezes, pode estar bem próxima e não enxergamos."

Experimentando no cinema

Em sua guinada pessoal e profissional, Helena, além de privilegiar o teatro, assumiu um papel que jamais havia ambicionado: o de produtora cinematográfica. Em 2019, ela e Alvim, já casados, produziram a peça Cordel do Amor Sem Fim, comédia de costumes de Cláudia Barral, ambientada em uma cidade na fronteira da Bahia com Minas Gerais. Lá vivem três irmãs (interpretadas por Helena, Patricia Gasppar e Márcia de Oliveira) e, no dia em que a caçula ficaria noiva, um forasteiro desperta novos sentimentos na moça.

A boa aceitação da montagem entusiasmou Helena e Alvim a adaptá-la para o cinema. "Ganhamos um edital e fomos em frente com um orçamento que parecia impossível de se realizar um filme, R$ 250 mil", revela. "Fizemos tudo de forma independente e tanto eu quanto o Daniel não tínhamos qualquer experiência como produtores de cinema."

Sob a direção de Alvim, Cordel do Amor Sem Fim foi rodado em 2022 em um sítio em Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo, durante 21 dias. O elenco é o mesmo da peça, que inclui ainda os atores Luciano Gatti, Rogério Romera e Marcelo Marothy. Helena arregaçou as mangas para fazer milagre com a verba tão enxuta. Pediu emprestado aos amigos objetos para o cenário, trabalhou como continuísta e assistente de figurino, além de atuar, claro. Nos intervalos, faxinava até o set. "Foi muito cansativo e só se tornou possível porque reunimos uma equipe parceira, mas ficou legal, honesto, dá o maior orgulho de ter feito."

Com o filme na lata, Helena e Alvim têm percorrido o circuito de festivais. O longa passou por mostras nos Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Rondônia e Teresópolis. Do 28º Cine PE, realizado no Recife em junho, voltou com os prêmios de melhor atriz (dividido entre Márcia, Helena e Patricia) e direção de arte (André Cortez). Como produtora independente, Helena tem consciência de que será difícil chegar às salas comerciais. A meta é, diante da repercussão nos festivais, negociar a exibição em plataformas de streaming.

Enquanto Cordel do Amor Sem Fim caminha pelo mundo, a cabeça de Helena já planeja uma nova história. Ela tem em mãos um texto para quatro personagens - uma avó, um pai, uma mãe e um filho -, inicialmente pensado para o teatro, mas que, com a experiência adquirida, deve virar um filme. "Quero trabalhar com o Pedro, meu filho, e acho que esse pode ser o nosso projeto", antecipa.

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM