X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Política

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Pernambuco lidera o Ideb 2023 no Ensino Médio no Norte-Nordeste

Estado figura entre os três que alcançaram a meta do Inep estabelecida em 2021.

foto autor
Aline Moura
14/08/2024 - 17:54

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pernambuco lidera o Ideb 2023 no Ensino Médio no Norte-Nordeste
O resultado revelou que o estado obteve nota 4,5, enquanto a média nacional ficou em 4,3. |  Foto: Josimar Oliveira/SEE

Pernambuco se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 ao superar a média nacional no Ensino Médio e garantir a primeira posição entre os estados do Norte-Nordeste.

Divulgado na última quarta-feira (14) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado revelou que o estado obteve nota 4,5, enquanto a média nacional ficou em 4,3.

Além disso, Pernambuco foi um dos três estados a atingir a meta estabelecida pelo Inep em 2021, na edição anterior do Ideb, quando alcançou 4,4.

A governadora Raquel Lyra celebrou o resultado, destacando o impacto positivo do Programa Juntos pela Educação:

“O resultado que o Estado alcançou no Ideb mostra que estamos trilhando o caminho certo. Em mais essa vitória do Programa Juntos pela Educação, nós registramos novamente a terceira melhor nota do Brasil, sendo um dos únicos estados do País em que a rede estadual cumpriu a meta, com crescimento na comparação com o último índice. O conhecimento transforma o mundo, e no caso de Pernambuco essa mudança está acontecendo”.

Maior nota do estado subiu para 6,2 nos anos iniciais

O desempenho de Pernambuco também se refletiu em avanços nas outras etapas de ensino. Nos anos iniciais, a nota subiu para 6,2, acima da média de 2021, que foi 5,3, e da meta estabelecida pelo MEC de 5,0, representando um crescimento de 1,2.

Nos anos finais, o estado registrou 4,9, um leve aumento em relação à nota de 4,8 em 2021, reforçando, para a governadora, a eficácia das políticas públicas implementadas no estado.

O Ideb, que varia numa escala de 0 a 10, é aplicado bienalmente aos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ao ensino médio.

Ele é calculado a partir dos dados de aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023.

Análise abrangente da educação

As evidências coletadas pelo Saeb permitem uma análise abrangente da educação básica oferecida no país, auxiliando na formulação, monitoramento e aprimoramento das políticas educacionais.

A avaliação cobre todas as escolas públicas de Pernambuco e uma amostra das escolas privadas, nos segmentos de ensino fundamental (2º, 5º e 9º anos) e ensino médio (3º ano), com foco em língua portuguesa, matemática e ciências (no 9º ano do ensino fundamental).

Ferramenta decisiva para orientar políticas públicas

Para o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Alexandre Schneider, o Ideb é uma ferramenta decisiva para orientar as políticas públicas em busca de equidade e excelência na educação:

“A partir desses dados será possível identificar as áreas que precisamos buscar melhorias e criar ações visando o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade. Nosso dever é garantir um novo crescimento no ranking nacional, apoiando gestores, professores e estudantes”.

O Ideb, criado em 2007, reúne em um único indicador o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, oferecendo uma visão sintética que facilita o estabelecimento de metas para a qualidade educacional nos sistemas de ensino.

Veja as taxas de aprovação por estado em planilha abaixo

449.63 - xlsx
449.63 XLSX
Ícone tags Tags Alexandre Schneider aprovação escolar Avaliação Educacional Desempenho Escolar Desenvolvimento educacional Educação educação básica ensino fundamental ensino médio fluxo escolar Formação de Professores gestão escolar Ideb 2023 INEP investimento em educação MEC média nacional Nordeste nota Pernambuco Políticas públicas políticas públicas educacionais Programa Juntos pela Educação. qualidade da educação ranking educacional Raquel Lyra Saeb
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso