Ministro do TCU vai analisar revisão da previdência militar
Coluna foi publicada nesta terça-feira (02)
Estado de São Paulo
O ministro Vital do Rêgo Filho é quem vai analisar no Tribunal de Contas da União (TCU) o sistema de proteção social dos militares. Crítico às especificidades concedidas aos servidores das Forças Armadas, o ex-senador, como revelou a coluna, foi sorteado como relator de uma representação assinada pelo subprocurador-geral Lucas Furtado, do Ministério Público junto ao TCU.
Vital foi relator das contas presidenciais de 2023 e, em seu parecer, destacou a sobrecarga do sistema de proteção social dos militares sobre o Orçamento da União. A percepção na caserna é de que o tema está esquentando e tem apoio de ministros palacianos. Ainda assim, o presidente Lula indicou nos bastidores que não vai patrocinar, por iniciativa própria, uma revisão da aposentadoria militar.
Reação. O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, defende uma união das “forças democráticas” para barrar a ascensão, na França, da direita radical que saiu vitoriosa em primeiro turno e pode voltar ao poder no país após 80 anos.
Temor. “A eleição ainda não terminou, não sabemos exatamente o que acontecerá. Mas se acontecer o mais provável, a vitória da extrema direita, temos de lamentar. A desunião favorece a extrema direita, a História nos mostra que isso é perigoso”, afirmou Amorim à coluna. Ele diz que é preciso esperar o 2º turno.
Boa ação. Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber adotou um cachorro basset que estava desabrigado após as enchentes no Rio Grande do Sul. Deu ao novo animal de estimação o nome de Quincas Borba, nome do cão do livro homônimo de Machado de Assis.
Carinho. O ministro das Cidades, Jader Filho, que é do MDB de Ricardo Nunes, chamou o pré-candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) de “querido” durante o anúncio de um novo instituto federal na capital paulista. Ao discursar, o ministro não citou Nunes, que vai tentar a reeleição.
Liberado. Jader afirmou a presentes ao evento que tem liberdade para elogiar figuras ligadas ao governo para o qual ele trabalha, mesmo quando adversários do MDB. Lideranças do MDB também minimizaram o episódio: viram a declaração do ministro como “protocolar” e dizem que não haveria motivo para citar Nunes, que não estava presente.
Vem aqui. A comissão de Educação da Câmara vai votar nesta quarta-feira (03) um requerimento de audiência pública para o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, explicar os erros do Atlas Geográfico Escolar, produzido pela entidade.
Insisto. Adversário do Plano Real na implantação, o PT publicou nesta segunda-feira (1º), data em que a moeda completou três décadas, o texto “Plano Real: 30 anos depois, Brasil ainda sofre efeitos colaterais”. Com análises de Pochmann e Aloizio Mercadante, hoje no BNDES, a nota reitera críticas ao Plano. Diz que a mudança trouxe juros altos ao País, apesar de ter derrubado a hiperinflação.
Lembrete. Idealizadores do Plano Real como Fernando Henrique Cardoso, André Lara Resende, Persio Arida, Edmar Bacha e Pedro Malan apoiaram a eleição Lula no segundo turno de 2022.
Pronto, falei!
"Enquanto o Legislativo for fomentado por parlamentares extremistas com objetivo de afrontar o STF, vamos deixar a legislação na contramão da História” - Fausto Pinato, deputado federal (PP-SP)
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo