Decisão no começo de junho
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (22)
O chamado “grupo de centro”, que envolve partidos como PSD, PSDB, PSDB/Cidadania, União Brasil e MDB se encontrou nesta terça-feira (21) para discutir os próximos passos eleitorais em Vitória. Como uma fonte disse para Plenário, a reunião foi para “ajustar o carro na estrada”, ou seja, ajustar alguns detalhes entre as siglas. A expectativa é de que no próximo dia 04 de junho haja nova reunião e que aí seja, enfim, definido o nome.
Hoje, disputam a “cabeça” do grupo o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e o deputado estadual Fabrício Gandini (PSD). Nos bastidores, a possibilidade de Capitã Estéfane (Podemos) ou Sergio Majeski (PDT) integrarem o grupo parece ter esfriado. A justificativa para isso seria de que mais gente dentro de um grupo que está se entendendo poderia aumentar possíveis divergências.
O afunilamento, enfim, está acontecendo.
Recontagem marcada
A recontagem de votos após a cassação dos mandatos de cinco vereadores na Câmara de Cariacica, por conta de fraude à cota de gênero cometida pelos partidos, está marcada para acontecer. A divulgação do novo resultado, que vai empossar cinco novos parlamentares acontece na próxima segunda-feira (27), às 14h, pelo cartório eleitoral de Cariacica.
Como óleo e água
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), precisou divulgar nota de repúdio após boatos de que o seu partido, MDB, se uniria ao PT nas eleições deste ano. O assunto começou a circular após um pré-candidato à Câmara pelo PL divulgar a informação. “Nunca será verdade”, disse Euclério. Nos bastidores, Euclério e PL possuem atritos políticos.
Se arriscando como DJ
O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli (Republicanos), ao que tudo indica, também parece se arriscar no mundo da música eletrônica. Isso porque publicou foto ao lado de um DJ, simulando tocar a aparelhagem característica do estilo musical. “Bora juntos”, se animou o prefeito.
Vice à vista
Após Plenário publicar que o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PP) tem resistência da chapa de vereadores, já que existem candidatos que desejam que o partido componha ou com Arnaldinho (Podemos) ou Ramalho (PL), ele chegou a dizer que essa possibilidade não existe.
Ele admitiu que contratou empresa de marketing para sua campanha e tem trabalhado com a possibilidade de indicar vice da Associação dos Militares.
Lula sanciona lei de senador capixaba
O Presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (21) projeto de lei que altera a Lei Maria da Penha para determinar sigilo em processos de crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra as mulheres. A matéria é do senador capixaba Fabiano Contarato (PT).
Na prática, a lei vai determinar que o nome das vítimas fique oculto nos processos judiciais para preservar o anonimato delas.
Galeria
Resgate da cidadania
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), buscando resgatar a cidadania de pessoas em situação de rua no Estado, regularizou o título eleitoral de 86 pessoas em situação de rua, que estão aptas ao voto nas Eleições 2024.
Escolhido em castelo
Os partidos União Brasil, PSB, PSDB, MDB, Podemos, PDT, PSD e DC se uniram e vão lançar o nome de Dr. Abílio (União) como candidato à Prefeitura de Castelo.
Saída de vice-líder
O então vice-líder do prefeito Arnaldinho Borgo na Câmara de Vila Velha, Renzo Mendes (PP) deixou o posto. À coluna, ele explicou que houve problemas com o líder de governo, vereador Oswaldo Maturano (PRD). Segundo ele, Maturano ficava dizendo que Mendes era do PP e vice-líder de Arnaldinho, portanto, para Mendes, instigando intriga no PP. Já o vereador Maturano, à coluna, disse que lamenta a saída de Mendes. “Eu que fiz a sugestão para ele ocupar a vice. Foi inesperado”.