Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Olho no lance

Coluna foi publicada no sábado (18)

Painel da Folha de São Paulo | 20/05/2024, 11:36 h | Atualizado em 20/05/2024, 11:36

Imagem ilustrativa da imagem Olho no lance
Lideranças do União Brasil e PL em São Paulo atribuem soberba e "espírito de já ganhou" em relação à postura de Ricardo Nunes quanto à possível reeleição |  Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Lideranças do União Brasil e do PL em São Paulo têm manifestado irritação com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a quem atribuem soberba e “espírito de já ganhou” em relação à reeleição. O incômodo inclui conversas sobre uma chapa alternativa que possa representar os dois partidos na disputa. Segundo caciques das legendas, Nunes não tem dado a atenção esperada aos pleitos de aliados, que estariam sem espaço na gestão e na pré-campanha. As siglas estão entre as maiores da aliança do prefeito.

Carta na manga

No caso do PL, o próximo passo deve ser levar as queixas a Jair Bolsonaro. Um líder da legenda diz que seria fácil construir a unidade em torno de outro nome com o apoio do ex-presidente.

Guerra...

Presidente da Fundação Padre Anchieta, que gere a TV Cultura, José Roberto Maluf disse a conselheiros da instituição que a secretária estadual da Cultura, Marília Marton, inventa “maldades” a seu respeito. Em ameaça velada, afirmou que pode reagir da mesma forma contra ela, ainda que não pretenda fazê-lo.

...fria

As declarações foram dadas em reunião do conselho de 17 de abril, registradas em ata obtida pelo Painel. Marton não estava presente, repetindo sua prática de ausentar-se desses encontros desde setembro de 2023. O governo de São Paulo e a Fundação vivem uma crise, que inclui ameaças de uma CPI e corte orçamentário.

Boletim

A agência Moody's elevou a perspectiva do estado de São Paulo de “estável” para “positiva” na última quinta-feira (16). Segundo a agência, contribuem para isso a “economia considerável e diversificada” do estado, além de um histórico de administração fiscal equilibrada e liquidez adequada. Como pontos negativos, aponta o grande peso previdenciário e o alto nível de endividamento. São Paulo ainda está dois degraus abaixo do grau de investimento, no entanto.

Clube

No começo do mês, a agência elevou a perspectiva do Brasil de “estável” para “positiva”. A Moody's é uma das três maiores classificadoras de risco do mundo, ao lado da S&P e da Fitch.

Curitiba 1

Em depoimento à Polícia Federal na sexta (17) no inquérito que investiga a construção de uma estrada em Vitorino Freire, no Maranhão, o ministro das Comunicações Juscelino Filho acusou o delegado responsável de repetir o “modus operandi da Lava a Jato”. Ele disse que “esse método resultou em consequências danosas a pessoas inocentes”.

Curitiba 2

O ministro é acusado de ter apresentado emenda para favorecer uma propriedade de sua família. Ele nega e diz que a obra beneficiou 11 povoados. O depoimento durou 15 minutos e foi encerrado quando Juscelino disse que não responderia a perguntas que fugissem do objeto da investigação.

Seringa

O Ministério da Saúde publicou nota técnica em que define cinco vacinas prioritárias para as pessoas desabrigadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul e que tiveram contato com água das enchentes. As imunizações mais urgentes serão contra influenza, covid-19, tétano, hepatite A e raiva.

Injeção

Um dos vice-presidentes do Parlasul, o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) propôs a liberação de recursos do Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) para ações emergenciais e de reconstrução do Rio Grande do Sul. Dos R$ 350 milhões em caixa, R$ 105 milhões poderiam ser destinados ao estado.

Láurea

O Pacto pela Democracia, que reúne mais de 200 organizações da sociedade civil, foi escolhido como um dos 30 finalistas do prêmio World Justice Challenge. A escolha ocorreu entre iniciativas de 119 países pelo seu papel na defesa das eleições de 2022.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: