Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAPO DE FAMÍLIA

O poder do silêncio em você

Coluna foi publicada no sábado (09)

Claudio Miranda | 11/03/2024, 10:29 h | Atualizado em 11/03/2024, 10:29
Papo de Família, por Cláudio Miranda

Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico



          Imagem ilustrativa da imagem O poder do silêncio em você
Silêncio proporciona tranquilidade e sabedoria para a resolução de problemas |  Foto: © Divulgação/Canva

Desde que nascemos, nós aprendemos na família e na sociedade que, para obtermos sucesso em nossa vida, precisamos agir, falar, brigar e protestar pelos nossos direitos. Com isso, passamos a fazer todo o movimento necessário para conquistar o que desejamos.

É assim que passamos grande parte da nossa vida, nos esforçando para as nossas conquistas. Empenhamos todos os nossos esforços para conseguirmos o que queremos no estudo, na profissão, na vida financeira, afetiva e social.

Às vezes, nos esforçamos tanto que esquecemos de cuidar da nossa saúde física e emocional. Desse modo, iniciamos um processo de adoecimento e de sofrimento do nosso espírito e nosso corpo.

Se existe qualquer coisa que o deixe aborrecido ou infeliz, tente alcançar esse ponto que é o seu silêncio. O silêncio irá torná-lo realmente poderoso, porque nesse estado você fica em paz.

O silêncio trabalha por você ter proporcionado tranquilidade e sabedoria para a solução dos seus problemas.

Entrar no silêncio é se conectar com o seu momento presente sem sofrer com as suas experiências do passado e nem ficar ansioso com o futuro que ainda não aconteceu.

Quando você vive no agora, seu fluxo de pensamentos desacelera e se sente mais leve e aliviado. Você começa a desfrutar de momentos de silêncio, calma e bem-estar.

Desenvolvendo a capacidade de estar em silêncio, você começa a perceber que pensar necessariamente, não resolve seus problemas.

Ao ficar sem pensamentos, vai perceber que espontaneamente soluções surgirão à sua mente sem fazer esforço algum. Isso te tornará uma pessoa mais profunda e realizada.

Nós estamos tão acostumados a viver em correria, trabalhos e responsabilidades que nos desacostumamos a olhar dentro de nós. Não temos o hábito de parar, de respirar. Nos cobramos uma produtividade o tempo todo.

Ficar em silêncio não é apenas ficar calado nem a ausência de ruídos externos. É um momento de encontro consigo mesmo num lugar dentro de você que te faz se sentir equilibrado e em paz independente do que acontece à sua volta e de como a sua vida se encontra.

Nesse estado, a sua raiva se desfaz interiormente e as suas mágoas se dissolvem. Você se sente fortalecido e auto confiante. Você para de reagir e de pensar. Na não reatividade você não interessará se a coisa é bonita ou feia. Você apenas para de pensar.

Diante de todos os seus problemas e todas as suas preocupações você simplesmente para de reagir e de sofrer com a existência deles em sua vida.

Verá que a intensidade deles diminuirá e eles deixarão de te incomodar porque a sua atenção estará em você, no seu ser.

A prática da meditação é uma excelente estratégia para alcançar esse estado de paz interior e de plenitude. Mesmo que você não consiga ficar em total silêncio, só em diminuir a velocidade dos pensamentos em sua cabeça, sentirá grande alívio e bem-estar.

Crie o hábito de ficar em silêncio diariamente. Silenciar a mente te ajudará a encontrar as soluções de que precisa. Você se libertará dos seus medos e das suas preocupações. Viver no presente descobrirá a sua essência e se sentirá mais autoconfiante, equilibrado e feliz.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Papo de Família, por Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

ACESSAR Mais sobre o autor
Papo de Família, por Cláudio Miranda

Papo de Família,por Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

Papo de Família