X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • COPA DO MUNDO 2026
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • Cheguei Chegando
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 20°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • ESPECIAL SAÚDE II
  • CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • Vitrine de Negócios ES
      • AutoMotor
      • Inovação e Mercado
      • VOZ DO CAFÉ
      • Direto da Redação
      • ES À FRENTE
      • BORA DE VINHO
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • RELIGIÃO
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Tribuna Agro
    • Radar Econômico Cariacica
    • Cidades
    • Polícia
    • Economia
    • Educação
    • Saúde
    • Política
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • Copa do Mundo 2026
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Turismo
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
    • TRÂNSITO
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Eu e Elas
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • TRIBUNA AGRO
    • Receitas que contam histórias
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • Circulando
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 20°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • ESPECIAL SAÚDE II
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Azul planeja comprar a Gol

Empresa se prepara para fazer proposta pela concorrente, e especialistas avaliam que passagens devem ficar ainda mais caras

foto autor
Rodrigo Péret, do jornal A Tribuna
08/03/2024 - 17:30
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Adicionar como fonte preferida no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Azul planeja comprar a Gol
Avião da Gol no ar: empresa está em recuperação nos Estados Unidos e desperta o interesse de concorrentes |  Foto: Marco Ambrosio/Ato press/Estadão conteúdo — 02/11/2023

A Azul planeja fazer uma proposta para comprar as operações da Gol. Caso a transação se torne realidade, o preço das passagens aéreas pode ficar mais alto, segundo especialistas ouvidos pela reportagem.

Informações de bastidores apontam que a Azul já teria contratado dois bancos de investimento para ajudar a decidir pela aquisição de uma parcela ou pela totalidade da concorrente.

Caso a compra se confirme, ela deixaria o País com apenas duas companhias aéreas em operação. O economista Ricardo Paixão cita que a Azul passaria a ter 63% do mercado. “Mas essa operação poderia ser boa devido ao atual colapso financeiro da Gol, que está em recuperação judicial nos Estados Unidos”, lembrou.

Essa concentração do mercado teria impacto direto no aumento dos preços das passagens. Outro fator destacado são os custos do segmento, que são elevados.

“Seria uma loucura, principalmente para um país do porte e potencial do Brasil. Os preços das passagens já são altos, e isso aumentaria ainda mais. Não existe lógica o Cade aprovar uma coisa como essa”, avalia o economista Marcelo Loyola Fraga.

O Cade citado por Fraga é o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e precisaria aprovar a compra. Para o economista Heldo Siqueira Júnior, o órgão pode proibir a aquisição caso ela venha a ferir o interesse dos consumidores.

Para o advogado especialista em Direito Empresarial Felipe Finamore Simoni, não há obstáculos no caso de envolver apenas duas companhias. “Neste mercado, algumas empresas detêm participação em outras e operam por meio de acordos 'codeshare’ (no qual duas ou mais aéreas compartilham o mesmo voo)”.

Em nota, a Azul afirmou que “até o momento, não negociou nem aprovou transação específica”, mas que “está sempre atenta às dinâmicas estratégicas do setor aéreo e a possíveis oportunidades de parcerias, podendo como prática regular contratar consultores para apoiar a empresa nesses esforços”.

Já a Gol informou que nenhuma negociação foi iniciada.

Entenda

Passagens mais caras

Segundo apuração da Agência Estado, com base em fontes que preferiram ficar no anonimato, a Azul teria contratado o Guggenheim Securities, banco de investimento da Guggenheim Partners, e o Citigroup, para ajudar a decidir pela compra de uma parcela ou mesmo pela totalidade da Gol.

Especialistas avaliam que as chances são maiores para um aumento do preço dos bilhetes aéreos, caso a compra da Gol pela Azul se confirme. A justificativa ancora-se, principalmente, no aumento da concentração do mercado de aviação brasileiro. Atualmente, apenas as duas companhias e a Latam operam voos no País.

Estratégia

Não é a primeira vez em que a Azul faz um movimento do tipo. Em 2021, a empresa aérea apresentou uma proposta para ficar com o controle da operação da Latam no Brasil.

Na época, o grupo passava pelo processo de Chapter 11, equivalente nos Estados Unidos à recuperação judicial do Brasil, e o mesmo pelo qual passa a Gol atualmente. Contudo, a Azul recuou da proposta por considerar o negócio muito caro.

Curiosamente, a Azul vive uma situação financeira delicada e também poderia ter apelado para a recuperação judicial nos Estados Unidos, mas não o fez por uma questão societária: para que não haja uma diluição da participação do fundador David Neeleman.

Segundo analistas, a Azul estaria se posicionando de forma estratégica como compradora para não ser comprada.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Avião da Gol no ar: empresa está em recuperação nos Estados Unidos e desperta o interesse de concorrentes

ECONOMIA

Moeda digital já vale toda a prata do mundo

Avião da Gol no ar: empresa está em recuperação nos Estados Unidos e desperta o interesse de concorrentes

ECONOMIA

INSS recebe sinal verde para antecipar 13º de aposentados

Avião da Gol no ar: empresa está em recuperação nos Estados Unidos e desperta o interesse de concorrentes

ECONOMIA

Boletos passam a ser compensados no mesmo dia a partir de 15 de março

Avião da Gol no ar: empresa está em recuperação nos Estados Unidos e desperta o interesse de concorrentes

ECONOMIA

Montadora de carros investe R$ 30 bilhões

Ícone tags Tags aéreas Azul companhias gol

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE

ESPECIAL COOPERATIVISMO 2026

NOTÍCIAS

Tribuna Agro Radar Econômico Cariacica Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Futebol CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE Copa do Mundo 2026 Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Receitas que contam histórias Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação ES À FRENTE Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE
ESPECIAL COOPERATIVISMO 2026
NOTÍCIAS Tribuna Agro Radar Econômico Cariacica Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Futebol CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE Copa do Mundo 2026 Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Receitas que contam histórias Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação ES À FRENTE Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

COPA DO MUNDO 2026

PERNAMBUCO

Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
COPA DO MUNDO 2026
PERNAMBUCO Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM