X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

CTTU aumenta fiscalização eletrônica no corredor do BRT na Caxangá

Objetivo é flagrar e multar veículos que invadem a pista exclusiva dos BRT


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem CTTU aumenta fiscalização eletrônica no corredor do BRT na Caxangá
Monitoramento pretende coibir a circulação irregular de veículos na faixa exclusiva, o que prejudica a mobilidade dos ônibus |  Foto: Divulgação/CTTU

A ampliação da fiscalização eletrônica do corredor do Sistema de BRT na Avenida Caxangá começará, na próxima segunda-feira (11), com mais quatro equipamentos implantados pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

O objetivo, segundo a CTTU, é assegurar o respeito à prioridade de circulação do transporte público ao longo de todo corredor, contribuindo para a redução do tempo de viagem dos passageiros de ônibus. A via exclusiva de transporte público possui sinalização vertical e horizontal, que indicam a proibição de acesso por outros veículos, e já são fiscalizados por agentes de trânsito e por fiscalização eletrônica.

CÂMERAS

A Avenida Caxangá já possuía quatro equipamentos eletrônicos de fiscalização, e a implantação de mais quatro dispositivos ao longo dos seis quilômetros inibirá o uso indevido do corredor por outros veículos. Nos locais já implantados houve uma queda de 701 infrações em julho de 2023 para 90 até janeiro deste ano.

Na avenida Caxangá, o corredor de BRT está localizado na faixa esquerda da via e, neste caso, basta que o veículo seja identificado por apenas uma das câmeras para que seja configurada uma notificação de trânsito conforme artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro. Além dos agentes de trânsito, a fiscalização ao desrespeito do condutor ao corredor exclusivo para o BRT acontece através de câmeras de videomonitoramento instaladas desde março de 2018.

MULTAS

Os condutores que forem flagrados pelos equipamentos circulando na faixa exclusiva do BRT podem ser multados. A infração é gravíssima, no valor de R$ 293,47 e registra 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação do condutor infrator. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: