Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Venda de carro importado sobe e vira ponto de cautela

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (08)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 08/02/2024, 10:55 h | Atualizado em 08/02/2024, 10:55

Imagem ilustrativa da imagem Venda de carro importado sobe e vira ponto de cautela
Carros importados chegam ao Terminal Portuário de Vila Velha: venda de importados no País cresceu 19,5%, maior variação em 10 anos |  Foto: MARCIO AURIEMA/LOG-IN

O setor automotivo comemora a alta de 13,1% nas vendas de veículos em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2023. A Coluna teve acesso aos dados, que serão divulgados nesta quinta-feira (08) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Apesar do índice positivo, um aspecto traz cautela: o aumento de 19,5% nas vendas de importados, maior variação em dez anos. A conclusão é que elétricos chineses e modelos argentinos, em especial picapes, estão capturando boa parte do aquecimento do mercado automotivo. Para agentes do setor, a MP que lançou o Mover, o programa do governo Lula de fomento às montadoras, até impulsionou anúncio de investimentos, como da GM e da Volkswagen, mas o impacto real na indústria ainda deve demorar.

ELO. Os números da Anfavea serão apresentados em coletiva de imprensa na presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

TEM MAIS. A associação divulgará aumento de 6.500 para 7.600 emplacamentos diários, em média. Ainda será anunciado o recorde de participação de carros híbridos e elétricos: 7,9% do total de veículos licenciados no mês.

DEMANDAS. As montadoras manifestaram a Alckmin temor com a regulamentação do Mover, que depende de decretos e aprovação no Congresso. Outra preocupação é o risco de as mudanças no IPI resultarem em aumento da carga tributária. A partir de 2025, a alíquota será definida por requisitos de eficiência energética dos veículos. No MDIC, há pressa para regulamentar o Mover devido à noventena, o prazo legal de 90 dias para vigorar uma alteração tributária.

SOB NOVA DIREÇÃO. A deputada Bia Kicis (PL) foi escolhida para substituir Eduardo Bolsonaro (PL) na liderança da minoria da Câmara. A saída de Eduardo foi antecipada pela coluna.

EFEITO... A crise entre o Planalto e o presidente da Câmara, Arthur Lira, enfraqueceu a pré-candidatura de Elmar Nascimento (União-BA) ao comando da Casa. Considerado o herdeiro político de Lira, de quem espera declaração de apoio, o deputado sofre resistência dos governistas e fogo amigo na própria legenda.

...COLATERAL. Elmar é adversário do PT na Bahia. Na transição de governo, foi vetado pela sigla para assumir um ministério. Deputados do União reclamam do estilo do aliado, que conduz a liderança a mãos de ferro. Ainda há a fatia do Centrão que não quer tomar as dores de Lira na briga com Lula, e prefere um perfil mais neutro para a eleição interna. Elmar não comentou

NÓ. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, indicou a deputada federal Delegada Katarina como pré-candidata do partido à prefeitura de Aracaju, embaralhando o cenário político local. O governador Fábio Mitidieri (PSD) havia sinalizado apoio ao pré-candidato do PDT, Luiz Roberto Dantas. Os pedetistas viram o movimento como pressão para levar a vice de Dantas.

RIVAIS. Além disso, a indicação de Katarina coloca o PSD em rota de colisão com o PT, que avalia lançar à prefeitura local a jornalista Candisse Carvalho, mulher do senador Rogério Carvalho (PT).

Imagem ilustrativa da imagem Venda de carro importado sobe e vira ponto de cautela
Vik Muniz, artista plástico, inaugurou a obra 8 de janeiro de 2023, exposta no Senado, que reconstrói a imagem do Congresso com vidros e restos de carpete, coletados após o ataque |  Foto: Agência Estado

Pronto, falei!

Isenção de três salários mínimos

"Precisamos avançar mais na política de isenção do Imposto de Renda. Vamos insistir, no ato de 1º de maio, para que a isenção seja de três salários mínimos” - Miguel Torres, presidente da Força Sindical

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: