Venda de carro importado sobe e vira ponto de cautela
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (08)
O setor automotivo comemora a alta de 13,1% nas vendas de veículos em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2023. A Coluna teve acesso aos dados, que serão divulgados nesta quinta-feira (08) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Apesar do índice positivo, um aspecto traz cautela: o aumento de 19,5% nas vendas de importados, maior variação em dez anos. A conclusão é que elétricos chineses e modelos argentinos, em especial picapes, estão capturando boa parte do aquecimento do mercado automotivo. Para agentes do setor, a MP que lançou o Mover, o programa do governo Lula de fomento às montadoras, até impulsionou anúncio de investimentos, como da GM e da Volkswagen, mas o impacto real na indústria ainda deve demorar.
ELO. Os números da Anfavea serão apresentados em coletiva de imprensa na presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
TEM MAIS. A associação divulgará aumento de 6.500 para 7.600 emplacamentos diários, em média. Ainda será anunciado o recorde de participação de carros híbridos e elétricos: 7,9% do total de veículos licenciados no mês.
DEMANDAS. As montadoras manifestaram a Alckmin temor com a regulamentação do Mover, que depende de decretos e aprovação no Congresso. Outra preocupação é o risco de as mudanças no IPI resultarem em aumento da carga tributária. A partir de 2025, a alíquota será definida por requisitos de eficiência energética dos veículos. No MDIC, há pressa para regulamentar o Mover devido à noventena, o prazo legal de 90 dias para vigorar uma alteração tributária.
SOB NOVA DIREÇÃO. A deputada Bia Kicis (PL) foi escolhida para substituir Eduardo Bolsonaro (PL) na liderança da minoria da Câmara. A saída de Eduardo foi antecipada pela coluna.
EFEITO... A crise entre o Planalto e o presidente da Câmara, Arthur Lira, enfraqueceu a pré-candidatura de Elmar Nascimento (União-BA) ao comando da Casa. Considerado o herdeiro político de Lira, de quem espera declaração de apoio, o deputado sofre resistência dos governistas e fogo amigo na própria legenda.
...COLATERAL. Elmar é adversário do PT na Bahia. Na transição de governo, foi vetado pela sigla para assumir um ministério. Deputados do União reclamam do estilo do aliado, que conduz a liderança a mãos de ferro. Ainda há a fatia do Centrão que não quer tomar as dores de Lira na briga com Lula, e prefere um perfil mais neutro para a eleição interna. Elmar não comentou
NÓ. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, indicou a deputada federal Delegada Katarina como pré-candidata do partido à prefeitura de Aracaju, embaralhando o cenário político local. O governador Fábio Mitidieri (PSD) havia sinalizado apoio ao pré-candidato do PDT, Luiz Roberto Dantas. Os pedetistas viram o movimento como pressão para levar a vice de Dantas.
RIVAIS. Além disso, a indicação de Katarina coloca o PSD em rota de colisão com o PT, que avalia lançar à prefeitura local a jornalista Candisse Carvalho, mulher do senador Rogério Carvalho (PT).

Pronto, falei!
Isenção de três salários mínimos
"Precisamos avançar mais na política de isenção do Imposto de Renda. Vamos insistir, no ato de 1º de maio, para que a isenção seja de três salários mínimos” - Miguel Torres, presidente da Força Sindical