Lula vai anunciar sua proposta para Rodovia da Morte
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (07)
Estado de São Paulo
O presidente Lula desembarca nesta quinta-feira (08) em Belo Horizonte e vai anunciar o novo projeto do governo federal para melhorias na “Rodovia da Morte”, trecho da BR-381 que liga a capital mineira a Governador Valadares. O pano de fundo é a importância estratégica de Minas Gerais, um dos maiores colégios eleitorais do País e sob forte influência do bolsonarismo.
O governador Romeu Zema (Novo), por exemplo, foi reeleito em primeiro turno. Lula tem dedicado especial atenção às capitais que deram vitória ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e quer transformá-las em palanques fortes para si e aliados. O pré-candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte é o deputado Rogério Correia. Em 2026, Lula pretende lançar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), ao governo de Minas.
IMPASSE. Após ninguém apresentar propostas ao leilão de concessão da BR-381 em novembro, o Ministério dos Transportes agora proporá um modelo misto: a União vai construir o trecho considerado mais perigoso – e do qual a iniciativa privada foge pela dificuldade da obra – e concederá o restante. Falta apenas o respaldo do TCU à modelagem.
UFA. O governo, porém, está tranquilo quanto à análise da Corte de Contas. O otimismo se dá porque o relator da pauta no tribunal é o ministro Antônio Anastasia, ex-senador e ex-governador de Minas que mantém contato com lideranças do Estado e conhece os problemas da via.
FONTE. O dinheiro para financiar as obras públicas na BR-381 poderá sair do próprio Orçamento federal ou das indenizações que Vale, BHP e Samarco terão de pagar à União pelo rompimento da barragem de Mariana, em 2015, se a Justiça autorizar.
CABO... O prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) deflagraram uma guerra de narrativas sobre quem é a frente ampla nestas eleições em São Paulo. O novo presidente do diretório paulistano do MDB, Enrico Misasi, orientou a sigla a propagar a ideia de que a verdadeira frente ampla é a de Nunes, e não a chapa de Boulos e Marta Suplicy (PT).
...DE GUERRA. “O MDB fez a redemocratização, não podemos aceitar que alguém queira colar a pecha de frente ampla contra nós. A verdadeira frente ampla é o MDB. É isso que precisamos defender”, afirmou Misasi, durante uma reunião interna da legenda.
ACORDO. O RenovaBR, iniciativa de estímulo à renovação na política, firmará uma parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano. A proposta é fazer uma busca ativa de mulheres com perfil para entrar na política.
DE SAÍDA. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) deixará a liderança da minoria na Câmara. O cargo integra o colégio de líderes, órgão que discute e define a pauta de votação do plenário. Também pode orientar as bancadas e exigir tempo de fala.
PRIORIDADES. A mudança era esperada na oposição. Eduardo avisou no ano passado que em 2024 se dedicaria às eleições municipais. O PL seguirá com a liderança da minoria e estuda três nomes para substituir o filho “zero três” de Jair Bolsonaro: Bia Kicis (DF), Júlia Zanatta (SC) e Marcos Pollon (MS).
Vodcast “Dois Pontos”: a saidinha dos presídios
"Quantas pessoas mais vão precisar morrer para que haja uma revisão do sistema de saídas temporárias no Brasil? A sociedade clama por mudança” - Alexandre Daruge, promotor de Justiça
"Endurecimento penal não é resposta. Isso vem sendo feito e a sensação de insegurança continua. Cortar as saídas temporárias também não vai resolver" - Guilherme Carnelós, presidente do IDDD e criminalista
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo