Maré Vermelha chega às praias de Piedade e Candeias, em Jaboatão
Fenômeno é natural, mas provoca intoxicação nas pessoas, de modo que é preciso ficar atento
Escute essa reportagem

A Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH) confirmou, à Tribuna Online PE, a presença de Maré Vermelha em trechos das praias de Piedade e Candeias, ambas localizadas em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.
As algas estão em locais mais profundos, de modo que não pode ser realizada a coleta de material para análise nesta terça-feira (6). A equipe da CPRH precisará de apoio da Secretaria de Defesa Social, que dispõe de embarcações, para deslocamento até o local. A assessoria do órgão destaca que os ventos e a maré provocam deslocamentos das águas.
Até agora, o número de notificações registradas no estado com pessoas intoxicadas aumentou para 338, segundo dados da Secretaria de Saúde estadual. A Prefeitura de Jaboatão foi procurada e emitiu a seguinte nota: "A Secretaria de Meio Ambiente do Jaboatão dos Guararapes informa que não registrou a ocorrência de casos relacionados ao episódio conhecido como maré vermelha. Técnicos da Secretaria seguem monitorando o litoral do Jaboatão".
O que é?
A maré vermelha é um fenômeno natural que ocorre quando há um crescimento excessivo de microalgas, também chamadas de fitoplâncton, no mar. No caso de Pernambuco, a espécie responsável é a Haematococcus pluvialis, que libera toxinas que podem causar irritação na pele, olhos e garganta, além de náuseas e diarreia em casos mais graves.
Onde está acontecendo?
A maré vermelha está presente em diversos pontos do litoral de Pernambuco, principalmente no Litoral Sul, entre Tamandaré e Maracaípe.
Quando começou?
O fenômeno foi detectado pela primeira vez no dia 25 de janeiro e ainda não há previsão de término.
Quais são os riscos?
Os principais riscos são para a saúde dos banhistas que podem ter contato com as toxinas das microalgas. É importante evitar o contato com a água e, em caso de sintomas, procurar atendimento médico.
O que está sendo feito?
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) está monitorando a situação e realizando ações de orientação à população. A CPRH também está monitorando a qualidade da água e coletando amostras para análise.
Dicas para sobre a maré vermelha:
1 - Evite nadar em áreas com manchas avermelhadas na água.
2 - Se sentir irritação na pele, olhos ou garganta, lave as áreas afetadas com água corrente e procure atendimento médico.
3 - Não consuma frutos do mar coletados em áreas com maré vermelha.
4 - Evite praias com acúmulo de algas na areia.
Comentários