Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Folia

Coluna foi publicada no domingo (14)

Painel da Folha de São Paulo | 15/01/2024, 12:04 h | Atualizado em 15/01/2024, 12:06

Imagem ilustrativa da imagem Folia
Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo manteve média de mais de uma agenda por semana ligada a Sergipe ao longo de 2023 |  Foto: Bárbarah Queiroz

Envolvido em controvérsia por causa de viagem de servidores a um Carnaval fora de época em Aracaju, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, manteve média de mais de uma agenda por semana ligada a Sergipe ao longo de 2023. Segundo dados oficiais do governo, ele recebeu representantes do estado, sua base eleitoral, em 59 dias. Macêdo é um dos nomes cotados para disputar a prefeitura da capital pelo PT. Em 2020, ficou em quarto lugar, com 9,5% dos votos.

Em todas

As agendas do ministro são variadas, incluindo desde encontros com políticos sergipanos até presença em lançamentos de obras e entrega de máquinas agrícolas. Também houve diversas entrevistas a veículos locais.

Macêdo disse que pagou sua passagem para a micareta Pré-Caju em novembro, e que o fato de três assessores terem viajado com dinheiro público foi um erro formal. Procurada, sua assessoria não respondeu ao Painel.

Pode vir

O ministro do Turismo, Celso Sabino, articula com seu colega Paulo Pimenta (Secom) uma campanha para impulsionar no exterior a imagem de que o Brasil é um país seguro para receber turistas. A ideia é explorar dados de uma pesquisa recente realizada pela seguradora Berkshire Hathaway Travel Protection, ligada ao investidor Warren Buffett.

Sussa

O levantamento indicou que o Brasil saiu da 42ª posição em 2023 para a 15ª em 2024, o que classificou o país como destino seguro para turistas viajarem. Os ministros viram no resultado da pesquisa uma oportunidade de ampliar o número de turistas estrangeiros neste ano e tentar romper a barreira dos 6,3 milhões de visitantes.

Cardápio

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, se reuniu ao longo da semana passada com seus colegas de governo: a ministra da Saúde Nísia Trindade, o ministro da Educação Camilo Santana e o ministro das Cidades Jader Filho para alinhar projetos que poderão ser contemplados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções.

A iniciativa busca atender os projetos prioritários apresentados por prefeitos e governadores em áreas como saúde, educação, infraestrutura social e urbana e mobilidade.

Trânsito

O presidente Lula espera que o novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ajude não apenas na interlocução com o Supremo Tribunal Federal (STF), corte que ele já presidiu, mas também com o Congresso Nacional.

Aliados lembram que ele construiu uma boa relação com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao coordenar uma comissão de juristas que revisou a lei do impeachment, em 2022.

Dor...

Representantes de vítimas de diversas tragédias emblemáticas dos últimos anos, como as da boate Kiss, Mariana, Brumadinho e Braskem participarão de um seminário em 22 de janeiro para discutir a responsabilização de culpados e medidas para prevenir novos desastres.

...compartilhada

O evento, promovido pela associação dos familiares de vítimas de Brumadinho, ocorrerá na Câmara de Vereadores da cidade mineira e servirá para marcar os cinco anos do rompimento da barragem da Vale, que deixou 270 mortos. Participarão, além dos parentes dos afetados pelos desastres, representantes de órgãos da Justiça, Polícia Federal e Ministério Público.

Lição 1

Pessoas próximas ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, avaliam que ele está garantido no cargo e que não há clima nem interesse no STF para derrubar a liminar do ministro Gilmar Mendes que o restituiu ao cargo. Mesmo assim, esperam que ele corrija erros de sua administração e faça uma gestão mais inclusiva a partir de agora, compondo com adversários internos.

Lição 2

Ednaldo é alvo de diversas acusações, como assédio e montagem de uma estrutura de espionagem na sede da entidade. A avaliação é que mesmo de volta ao comando da CBF, ele segue fragilizado.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: