“República do Maranhão” em corda bamba no ministério
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (11)
Estado de São Paulo
O iminente anúncio de Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça deflagrou um clima de insegurança na “República do Maranhão” - a equipe levada por Flávio Dino à pasta e sem trânsito com o ex-presidente do STF. É o caso do secretário-executivo da Justiça, Ricardo Cappelli, que comandou a Comunicação quando o Dino era governador. Ainda integram a lista o adjunto de Cappelli, Diego Galdino, ex-secretário da Casa Civil do Maranhão, e o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando de Souza, ex-superintendente da força no Estado. Com a troca de guarda no ministério, os três vão perder o padrinho em Brasília. O único pedido do presidente Lula foi a manutenção do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
BARRACO. O PSDB avança numa lavação de roupa suja por meio de cartas. Em resposta ao presidente nacional da sigla, Marconi Perillo, o presidente da Comissão Provisória Estadual, prefeito de Santo André, Paulo Serra, rejeitou antecipar para fevereiro a convenção tucana e expôs a “lamentável” situação da sigla.
ENTRANHAS. No texto, ao qual a Coluna teve acesso, Serra ressalta que, de 189 prefeitos, o PSDB paulista ficou com menos de 30, tem contas bancárias bloqueadas e aluguel atrasado. Só 22% dos diretórios municipais fizeram convenções. Nem a capital tem situação regular. “Já sabemos aonde suposta democracia interna meramente formal e cartorial nos levou”, disse Serra.
MEIO-TERMO. O prefeito propõe fazer as convenções municipais na 1.ª quinzena de fevereiro e a estadual em 1.º de março. Perillo vai tentar costurar um acordo em reunião na segunda (15).
BRAÇOS… A extensão da greve dos auditores da Receita Federal ameaça cada vez mais a meta de déficit zero do governo. Mais 38 auditores, incluindo 16 coordenadores de fiscalização, aderiram à paralisação. “Temos tempo para negociar, mas é bom lembrar: 2024 começou”, alertou o presidente do Sindifisco Regional de Brasília, George Souza.
…CRUZADOS. Num abaixo-assinado, os auditores afirmam que a arrecadação ficará comprometida enquanto o acordo firmado pela categoria com o governo em 2016 for descumprido. A Receita afirmou que não comentaria.
APELO. O líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT), teve uma audiência na quarta-feira (10) com o papa Francisco no Vaticano e o alertou sobre a situação do padre Júlio Lancellotti, que pode ser alvo de uma CPI em São Paulo. Em 2020, Francisco se referiu ao padre brasileiro como um “mensageiro de Deus”.
FEZ ÁGUA. O apoio à CPI na Câmara paulistana para apurar a atuação de ONGs na Cracolândia derrete a cada dia após o autor da proposta, vereador Rubinho Nunes (União), anunciar que incluiria o padre Júlio entre os investigados. Dos 22 signatários, 10 já recuaram. Na quarta-feira (10), foi a vez de Gilson Barreto (PSDB) retirar a assinatura.
MOTIVOS. Barreto lembra que o padre não tem convênio com a Prefeitura. “A CPI perdeu a finalidade de zelar pelo dinheiro público, não há por que ser instalada.”
Pronto, falei!
"Temos motivos para acreditar num ano positivo para o setor automotivo brasileiro, com crescimento acima de 6%, tanto para vendas como para produção” - Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo