Porta-voz
Coluna foi publicada nesta segunda-feira (08)
Lula deve definir ainda neste ano quem presidirá a COP 30, que ocorrerá em 2025 em Belém (PA). A decisão é importante para sinalizar as prioridades que o Brasil pretende defender na conferência, já que o presidente tem grande importância para ditar o ritmo dos trabalhos. Dois nomes surgem como possibilidades mais fortes: os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, responsável pela agenda da economia verde, e Marina Silva, do Meio Ambiente, que agradaria mais aos ambientalistas.
Junto e misturado
Uma possibilidade é os dois dividirem o posto, sinalizando que o governo vê as agendas econômica e de preservação como indissociáveis. Na recente COP 28, em Dubai, a escolha do presidente gerou polêmica. A escolha recaiu sobre o sultão Al Jaber, que comanda a empresa petrolífera local e chegou a questionar o aquecimento global.
Leque
Líder do PSD no Senado, Otto Alencar (BA) diz que veria com bons olhos a indicação do advogado Marco Aurélio Carvalho para o Ministério da Justiça. “Ele tem condições políticas e conhecimento jurídico para assumir a função”, diz. Favorito do PT para a pasta, Carvalho tem ampliado seu apoio para partidos de centro que compõem a base de Lula.
Quem avisa amigo é
O PSDB nacional não descarta intervir no diretório paulista caso o atual presidente, Paulo Serra, que comanda o partido de forma provisória, se negue a fazer uma convenção estadual em fevereiro. Novo presidente nacional tucano, Marconi Perillo enviou carta a ele dizendo que é preciso regularizar a situação. Aliados de Perillo afirmam que a determinação será seguida por bem ou por mal. Ou seja, se Serra não a cumprir voluntariamente, haverá intervenção.
Via rápida
O INSS estuda permitir que laudos de especialistas sejam suficientes para a concessão do Benefício de Prestação Continuada para quem tem transtorno do espectro autista, diz o presidente do órgão, Alessandro Stefanutto. Hoje, as pessoas com a deficiência passam por avaliação médica e social no INSS. A ideia é que o laudo substitua essa etapa.
Linha vermelha
Advogado do padre Júlio Lancellotti, o ex-deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) diz que adotará medidas jurídicas caso certos limites sejam ultrapassados, como calúnia, difamação ou ofensa à honra. Na sexta (05), o presidente da Câmara, Milton Leite (União Brasil), disse que recebeu denúncias graves contra o religioso, e que pretende levá-las ao conhecimento do Vaticano.
Marola
Jair Bolsonaro foi a estrela de um evento esvaziado do PL no sábado (06), em Angra dos Reis (RJ), onde tem casa. Menos de 40 pessoas foram à inauguração da sede local do partido, mesmo com anúncio da presença dele. Nenhum político de peso da região compareceu. O baixo quórum é reflexo de um racha na legenda, após o ex-presidente ter filiado aliados à revelia do prefeito Fernando Jordão (PL).
Polegar
Mais cinco estados vão aderir à nova Carteira de Identidade Nacional nos próximos dias, elevando a 23 o número de unidades que a emitem. O novo RG mantém a separação dos nomes de registro e social e conta com lugar destinado para “sexo”, apesar de o governo ter dito no ano passado que abandonaria esses campos. Agora, apenas AP, BA, RR e PA não adotam o novo documento.
Sucessora
Wilma, viúva do ex-deputado estadual Campos Machado, morto sábado (06), assumirá a presidência da SP Frente Cidadã, entidade suprapartidária que ele havia criado e à qual vinha se dedicando nos últimos anos. O pedido foi feito pelo próprio ex-parlamentar.