Janja influenciou na montagem de ato para marcar o 8 de janeiro
Coluna foi publicada nesta segunda-feira (08)
Estado de São Paulo
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, participou ativamente da preparação do ato “Democracia Inabalada”, que marcará, nesta segunda-feira (08), a passagem de um ano da tentativa de golpe no País. A cerimônia ocorrerá no Salão Negro do Senado, com autoridades dos três Poderes na lista dos 500 convidados. Foi de Janja também a iniciativa de pedir a ministros que gravassem “selfies” com a palavra “Democracia” para a produção de um vídeo Embora tenha chegado ao conhecimento do Planalto uma série de queixas de militares, sobretudo os da reserva, com o argumento de que o ato do 8 de Janeiro poderia parecer uma "provocação" às Forças Armadas, nada foi mudado e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica estarão lá.
TÔ FORA. Mais uma vez, o ex-presidente Jair Bolsonaro passará o 8 de janeiro distante de Brasília. No ano passado, dia dos ataques golpistas, ele estava nos Estados Unidos. Agora, com os holofotes voltados para o ato de Lula, ficará de frente para o mar, em Angra dos Reis (RJ), onde tem aparecido de jet ski.
NARRATIVA. Como mostrou a Coluna, os bolsonaristas foram orientados a não fazer manifestações de rua nesta segunda-feira. Ainda assim, há entre eles um movimento crescente nas redes sociais para que eventuais postagens sobre o 8 de janeiro levem a hashtag “Dia do Patriota”.
PREFERIDO. O ex-ministro Edison Lobão declarou apoio a Marco Aurélio Carvalho, coordenador do Prerrogativas, para ocupar a Justiça no lugar de Flávio Dino. Na outra ponta, o Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp) também avaliza Marco Aurélio. O fundador do Fenasp é o bispo Robson Rodovalho, da igreja Sara Nossa Terra e eleitor de Bolsonaro.
RAZÕES. ”Independentemente de posições político-ideológicas, a capacidade de diálogo [de Carvalho] é fundamental num momento de cisões tão profundas na sociedade”, diz nota do Fórum. Lula só espera o ato de hoje para decidir sobre o novo ministro.
GOSTEI. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) aprovou o Mover, programa de incentivo às montadoras criado pelo governo. “Inteligente e robusto”, disse à Coluna o diretor executivo da entidade, Igor Calvet.
DEFESA. Calvet rebate críticas de que o setor automotivo recebe muita ajuda do Estado. “Os incentivos são condicionados a investimentos prévios das empresas no Brasil. A Europa, os Estados Unidos e os países asiáticos fazem o mesmo.”
AGORA VAI. O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do governo, Uallace Moreira Lima, disse, em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), que o Mover pode levar o Brasil a liderar a descarbonização no setor de mobilidade.
Pronto, falei!
"A decisão do ministro Fernando Haddad de limitar as compensações tributárias prejudica os bons contribuintes, que têm valores a receber do Fisco” - Flavio Prado, vice-presidente do Sindifisco de Santos
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo