X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Acidente que causou morte na Praia de Piedade pode ter sido provocado por cerol

Família diz que o instrutor de voo trabalha na área há mais de 6 anos e está abalado

foto autor
Aline Moura
05/01/2024 - 16:26 • Atualizada em 05/01/2024 às 17:00

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Acidente que causou morte na Praia de Piedade pode ter sido provocado por cerol
Imagem mostra Lima Voador e educadora Edjane Maria da Silva, que não resistiu à queda do paramotor |  Foto: Reprodução da internet

A família do instrutor de voo Gleison José de Lima, 48 anos, mas conhecido como Lima Voador, enviou nota à TV Tribuna/Band (canal 4), para esclarecer o ponto de vista do profissional que conduzia o paramotor no momento em que ele caiu e causou a morte de uma mulher, a analista de educação Edjane Maria da Silva, de 50 anos, sua amiga.  (Veja o vídeo abaixo)

Uma das pessoas que foi socorrer o casal disse à reportagem que havia linha de cerol no meio de equipamento danificado pela queda. A mesma versão foi passada pela família do instrutor. A nota foi enviada à TV Tribuna em primeira mão.

A linha de cerol é usada em pipa, sendo proibida em Pernambuco desde 2001 por causar mortes e acidentes terrestres com motos e bicicletas, além de acidentes aéreos. A lei ganhou nova redação e ficou mais rigorosa em 2019.

O caso, entretanto, ainda será elucidado pela Polícia Civil, responsável por periciar o equipamento e ouvir as testemunhas. É a polícia quem vai revelar as causas da queda, se foi problemas de equipalmento ou de pipa com cerol, e se haverá responsabilização criminal. E se foi cerol, quem estava usando o material proibido? São dúvidas a esclarecer. 

Segundo os familiares, Lima Voador está no ramo do paramotor há mais de 6 anos, contabilizando mais de 1000 (mil) horas de voo e mais de 2000 (2 mil) voos no seu currículo. Ele costumava fazer voos panorâmicos sempre na orla de Jaboatão e Litoral Sul. Sem histórico de incidente ou acidente anteriormente.

De acordo com a nota, Lima é piloto credenciado pela ANAC, e ABPM - Associação Brasileira de Paramotor.

“
Na tarde de ontem, infelizmente, foi vítima de um acidente. Por está muito abalado psicologicamente, Lima, neste momento não tem condições de dar entrevista. O ocorrido foi no sexto vôo e último do dia, em condições favoráveis, sem ter apresentado nenhum problema no esquipamento nos vôos anteriores e todos com o mesmo circuito de voo Nota da família,

A nota continuou: “Infelizmente, o esporte paramotor sofre a mesma ameaça que os motociclistas com linhas de pipas, principalmente as linhas com cerol, mas conhecidas como linhas chilenas. Esse foi o quarto acidente ocorrido com linhas de pipa na região metropolitana de Recife. Um problema grave que o esporte infelizmente está sujeito”, explicou o texto.

“Ele estava voando em uma altura de segurança quando foi surpreendido por uma linha de pipa que cortou os comandos do parapente, danificando o equipamento, ocasionando a queda do paramotor. O piloto e sua família se solidarizam com a família da outra vítima. E lamenta muito pelo fato ocorrido. Lima, está muito abalado psicologicamente”.

Pessoas próximas à educadora se solidarizaram com a morte. A Escola Alzira da Fonseca, em Jaboatão dos Guararapes, informou aos alunos sobre o acidente e destacou as qualidades que marcaram a trajetória da profissional.

“
Sua gentileza, dedicação, carinho, companheirismo e alegria serão sempre lembrados Escola Alzira da Fonseca,

Veja o vídeo

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Paulo Sergio De França (@paulosergiodefranca)

Veja reportagem completa na TV Tribuna/Band



Ícone tags Tags Acidente edjane maria da silva Escola Alzira da Fonseca. família solta nota gleison josé de lima hospital da restauranção Jaboatão dos Guararapes lima voadro Linha de Cerol Morte paramotor praia de piedade proibida em pernambuco
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso