Craques invisíveis
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (05)
Gilmar Ferreira
Gilmar Ferreira é jornalista esportivo com passagem por veículos como O Dia, Jornal do Brasil, Lance! e Extra. Reconhecido por sua apuração e análises sobre futebol, foi também comentarista da Rádio Globo. Atualmente, é colunista do jornal Tribuna e do Tribuna Online, onde escreve sobre clubes, bastidores e o cenário do futebol brasileiro.
Chegou ao final o contrato de patrocínio que estampava o nome da empresa Sil Fios e Cabos Elétricos nas mangas das camisas do futebol profissional do Flamengo. O acordo que rendeu R$ 12 milhões ao clube em 2023 não será renovado por estratégia de marketing da companhia. Os rubro-negros, no entanto, não estão nem um pouco preocupados.
Ao contrário: há ao menos três marcas interessadas em ocupar o espaço e as bases para novo acordo estão sendo negociadas em patamares mais elevados. E não há pressa.
Dez anos após iniciar o processo de recuperação econômica, o Flamengo abre nova década de trabalho contabilizando uma valorização em torno de 300% em seu uniforme.
Faturamento
Passou dos R$ 73 milhões de dezembro de 2013 para cerca de R$ 180 milhões de dezembro de 2023, abrindo 2024 com faturamento acima de 216 milhões.
O número não leva em conta o valor a ser apurado com o novo anunciante das mangas e é estimativa conservadora dos royalties pagos pela Adidas na venda de camisas. Ou seja: pode chegar próximo a R$ 250 milhões.
Em pensar que em 2012 o clube passou a temporada sem marca na cota master do uniforme. Em janeiro de 2013, a Peugeot pagou R$ 10 milhões para estampar sua logo na parte frontal por 90 dias e, em maio, a Caixa Econômica assumiu o espaço pagando R$ 25 milhões e jogando a marca da montadora passando para as costas. Em 2024, a Pixbet pagará R$ 85 milhões, 3,4 vezes mais.
Comparação
Em termos de comparação, segundo fontes do mercado, o valor supera os R$ 60 milhões apurados pelo Vasco com o patrocínio de seis marcas em seu uniforme.
Acho, portanto, que o foco dos torcedores não deveria estar só na prospecção de bons valores para o time que vai a campo.
É preciso que se descubra craques também para atuar em pastas estratégicas na captação de recursos. O Flamengo, neste campo, está jogando mais e melhor do que Arrascaeta, Gabriel Barbosa e cia.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Gilmar Ferreira, por Gilmar Ferreira
Gilmar Ferreira é jornalista esportivo com passagem por veículos como O Dia, Jornal do Brasil, Lance! e Extra. Reconhecido por sua apuração e análises sobre futebol, foi também comentarista da Rádio Globo. Atualmente, é colunista do jornal Tribuna e do Tribuna Online, onde escreve sobre clubes, bastidores e o cenário do futebol brasileiro.
ACESSAR
Gilmar Ferreira,por Gilmar Ferreira
Gilmar Ferreira é jornalista esportivo com passagem por veículos como O Dia, Jornal do Brasil, Lance! e Extra. Reconhecido por sua apuração e análises sobre futebol, foi também comentarista da Rádio Globo. Atualmente, é colunista do jornal Tribuna e do Tribuna Online, onde escreve sobre clubes, bastidores e o cenário do futebol brasileiro.
Gilmar Ferreira
Gilmar Ferreira é jornalista esportivo com passagem por veículos como O Dia, Jornal do Brasil, Lance! e Extra. Reconhecido por sua apuração e análises sobre futebol, foi também comentarista da Rádio Globo. Atualmente, é colunista do jornal Tribuna e do Tribuna Online, onde escreve sobre clubes, bastidores e o cenário do futebol brasileiro.
PÁGINA DO AUTOR