Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

COLUNA DO ESTADÃO

PT e PSB levam Lula e Alckmin a palanques distintos em 2024

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (28)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 28/12/2023, 10:59 h | Atualizado em 28/12/2023, 11:01
Coluna do Estadão

Estado de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem PT e PSB levam Lula e Alckmin a palanques distintos em 2024
Lula e Alckmin podem estar em lados opostos nas disputas municipais em São Paulo e Curitiba em 2024 |  Foto: Cadu Gomes/VPR

Não é somente em São Paulo que o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin devem subir em palanques distintos nas eleições municipais de 2024. Caso se envolvam na campanha, eles estarão em disputa direta também em Curitiba – terra da operação Lava a Jato. Na capital paranaense, PT e PSB garantem que terão candidaturas próprias para a prefeitura. Segundo interlocutores das legendas, um acordo para unir as chapas é improvável. Nos corredores do Congresso, o deputado Luciano Ducci (PSB) anuncia aos quatro cantos que está estruturando a pré-campanha. Por outro lado, o PT tem à disposição uma cartela de nomes para lançar. A mais cotada é a deputada Carol Dartora.

MEDINDO… Ducci foi prefeito de Curitiba (2010-2012) e tem desafetos petistas, por considerarem que ele não poderia ter apoio da esquerda porque “escondeu” o presidente Lula nas suas campanhas eleitorais e votou pelo impeachment de Dilma Rousseff em 2016.

…FORÇAS. Dartora foi a segunda petista mais votada nas eleições de 2022, com 130 mil votos. Ela perdeu apenas para a presidente do partido, Gleisi Hoffmann. Outros nomes, porém, como o do líder da legenda na Câmara, Zeca Dirceu, e o do deputado estadual Arilson Chiorato, ainda são cotados.

GARANTIA. Para atender a uma demanda de ministros e deputados, a Câmara deve votar em março uma PEC que autoriza qualquer agente público a acumular o cargo de professor. Hoje, por dúvidas sobre a compatibilidade de horários, os casos podem depender de aval judicial.

PRESENÇA. As visitas do governador Tarcísio de Freitas à sede da Bolsa de Valores em São Paulo devem se tornar mais frequentes em 2024. A primeira está prevista para 29 de fevereiro, para o leilão do Trem Intercidades (TIC), da capital a Campinas. Expectativa é de 13 leilões no ano.

TURBINADO. “Investimento privado é motor do desenvolvimento em São Paulo. Em 23 trabalhamos nas modelagens e estruturas dos projetos. Em 24, teremos leilões históricos, como é o caso da Sabesp, e outros aguardados há décadas, caso do túnel Santos-Guarujá”, disse o governador à Coluna.

FIGA. O ex-presidente Jair Bolsonaro, que recentemente ganhou um dos prêmios da Mega-Sena, contou à Coluna que na aposta da virada vai incluir 17 e 22, números das siglas que ocupou na Presidência. Ele acredita que as escolhas da sorte também têm 33 e 44. Mas faz mistério sobre os dois números restantes.

FAZENDO… O jurista Ives Gandra Martins arranca risos em palestras para estudantes de Direito ao relatar o cuidado que adotou quando o deputado constituinte Ulysses Guimarães (morto em 1992) pediu-lhe emprestado o livro Democracies, escrito pelo cientista político Arend Lijphart em 1984, e que não tinha nenhuma versão em português.

…ESCOLA. “Eu fiz como Aliomar Baleeiro, que afirmava não emprestar livros porque constituía sua biblioteca com livros emprestados. Fiz cópia e mandei para o Ulysses para não ter o risco de perder”, relatou Ives Gandra.


          Imagem ilustrativa da imagem PT e PSB levam Lula e Alckmin a palanques distintos em 2024
CLICK. Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, com o secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Paraná, Ricardo Barros (PP), que agradeceu investimentos no aeroporto de Maringá |  Foto: Vosmar Rosa/MPOR

Pronto, falei!

"A votação de leis complementares da reforma tributária é prioridade. Participaremos das discussões para garantir um Brasil mais conectado e digital” - Marcos Ferrari, presidente da Conexis Brasil Digital

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão, por Estado de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Coluna do Estadão

Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo

Coluna do Estadão