Cabo de guerra
Coluna foi publicada nesta segunda-feira (04)
O governo Tarcísio de Freitas tem gerado irritação no bloco de bolsonaristas da Alesp por estar pagando as indicações parlamentares de deputados do centrão e até mesmo da oposição enquanto ignora aliados. As indicações são uma série de pedidos ou sugestões que qualquer parlamentar pode fazer ao governador e que são publicadas no Diário Oficial. Os valores podem representar até mais do que as emendas impositivas (que o governo é obrigado a pagar a todos os deputados).
De olho
Os membros do recém-criado bloco bolsonarista Lucas Bove, Gil Diniz, Tenente Coimbra e Major Mecca, todos do PL não receberam repasses em 2023. Deputados de PT, PCdoB, PSB e PDT têm tido os seus pedidos atendidos, o que só faz aumentar o aborrecimento dos bolsonaristas.
Combo
O Ministério da Justiça estuda formas de consolidar o modelo de atuação conjunta entre polícias federais, Forças Armadas e Receita nos estados para enfrentar problemas de segurança pública. Uma iniciativa do tipo está sendo testada nos portos e aeroportos do Rio e de SP, onde foi decretada uma operação de GLO em novembro.
Desenho
Essa integração é vista como a solução para melhorar o combate ao crime organizado. Seria possível cruzar movimentações financeiras de suspeitos durante as operações de apreensão de armas e drogas, produzindo provas de envolvimento no delito.
Pódio
O ex-presidente Jair Bolsonaro entregou de presente ao jogador Neymar Jr. uma medalha que ele tem distribuído a amigos desde que era chefe do Executivo. Ela é apelidada de “três Is”: “imbrochável”, “imorrível” e “incomível”. Bolsonaro costuma usar esses três adjetivos para se descrever. Ele esteve com o atleta na segunda (27), no Rio.
Milhas
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro dos Transportes da Arábia Saudita, Saleh Al Jasser, criaram um grupo de trabalho para estudar a viabilidade de voos diretos entre os países.
Caneta
Uma das vice-líderes do PT na Câmara, delegada Adriana Accorsi (GO) criticou em um grupo da bancada os vetos de Lula na lei orgânica da Polícia Civil. O petista vetou uma série de direitos que estavam no texto aprovado no Congresso, entre eles a previsão de aposentadoria integral.
Megafone
Para os colegas de partido, Accorsi disse que o governo está “apanhando muito” por causa disso. “Infelizmente não conseguimos reverter”. Ao Painel, ela diz que sua “lealdade e confiança” em Lula “são inabaláveis” e que é possível rever os vetos. Ela afirma que esse tema “talvez tenha sido orientado equivocadamente ao Presidente”.
Voto
Líder do PSOL na Câmara, Guilherme Boulos (SP) buscou lideranças da Casa para ter apoio para derrotar um requerimento de urgência de um projeto de lei que pune quem invadir propriedades urbanas e rurais.
Punição
De autoria de Marcos Pollon (PL-MS), o PL determina que invasores de propriedades serão impedidos de receber auxílios e benefícios de programas do governo federal, assim como de tomar posse em cargos ou funções públicas. O requerimento estava na pauta da Câmara na quarta (29), mas acabou não sendo apreciado.
Cofre
A Ancine (Agência Nacional do Cinema) prevê que até o fim do ano possa alcançar a marca de R$ 600 milhões em investimentos da Lei do Audiovisual, mecanismo de fomento indireto da agência. Até novembro, foram R$ 540 milhões revertidos na produção de mais de 450 filmes e séries.