De fininho
Coluna foi publicada no sábado (18)
A Aneel (Agência de Energia Elétrica) enviou apenas representantes de segundo escalão a uma reunião na sexta-feira (17) com o governador Tarcísio de Freitas, o prefeito da capital, Ricardo Nunes, e outros gestores municipais para discutir a crise de energia e a previsão de novos vendavais no final de semana. A ausência do diretor-presidente, Sandoval Feitosa, ou de outro integrante da diretoria foi mal recebida por prefeitos, que avaliam que a agência tenta escapar ilesa de cobranças pelo caos.
Tudo eu
Os prefeitos avaliam que a pressão da opinião pública tem se concentrado de maneira desproporcional sobre eles e não sobre a agência, responsável por regular o sistema de distribuição de energia.
Em nota, a Aneel diz que a presença de um assessor para discutir ações técnicas foi combinada previamente e que o diretor-presidente estará em São Paulo no final de semana.
Autoestima
Ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub cogita a possibilidade de ser candidato à Prefeitura de São Paulo em 2024. Filiado ao PMB, ele disputou mandato de deputado federal em 2022, mas teve apenas 3.900 votos. Weintraub esteve à frente do MEC em 2019 e 2020, na gestão de Jair Bolsonaro, de quem é hoje crítico. Após deixar o governo, mudou-se para Washington, para assumir um cargo no Banco Mundial. Ele segue vivendo na capital americana.
Paz e amor
Após uma série de notas críticas ao governo Lula, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) elogiou o presidente ontem em razão de uma conversa dele com o seu colega israelense, Isaac Herzog.
A entidade, principal representante da comunidade judaica, saudou as declarações do presidente brasileiro contra o antissemitismo no País.
Resistência
Após deputados bolsonaristas derrubarem a concessão da Medalha Tiradentes da Assembleia do Rio ao Grupo Arco-Íris, que organiza as paradas LGBTQIA+ no estado, o deputado Carlos Minc (PSB) promoveu uma cerimônia alternativa na Casa nesta quinta (16). Houve coral e apresentação de sete drag queens em pleno plenário.
Versão 2.0
Técnicos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e do Senado estão preparando uma nova proposta para a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal, que será apresentada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ao presidente Lula nos próximos dias.
Oportunidade de ouro
Possíveis candidatos ao governo do estado em 2026, eles tomaram a linha de frente da negociação após a proposta inicial do governador Romeu Zema (Novo), opositor de Lula, enfrentar dificuldades na Assembleia. Os principais obstáculos são a limitação de reajustes para servidores e a privatização de estatais.
Mordaça
A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso acionaram a Procuradoria-Geral da República pedindo intervenção federal no estado, com afastamento do governador Mauro Mendes (União Brasil), devido ao que apontam ser perseguição a ao menos 15 jornalistas locais.
Faça-me o favor
Procurado pelo Painel, o governador Mauro Mendes afirmou em nota que o pedido das duas entidades “beira o ridículo e não possui nenhuma base jurídica”.
Palmas
Ex-secretário de Justiça de SP nos governos tucanos de João Doria e Rodrigo Garcia, o advogado Fernando José da Costa receberá o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do estado no dia 1º de dezembro. A homenagem foi concedida pelo presidente da Casa, André do Prado (PL).