Tiro, porrada e bomba
Coluna foi publicada nesta terça-feira (14)
Secretário de Segurança Pública de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Guilherme Derrite (PL-SP) foi sondado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para disputar a Prefeitura de São Paulo em 2024. Um dos planos aventados é o de lançá-lo por um bloco de siglas formado por PL, Republicanos e PP, seu antigo partido. Ele tem dito a aliados que ainda está refletindo, mas que tende a continuar na administração estadual, e afirmou ao Painel que não comentará o assunto.
Obstáculos
O secretário aparece como resposta para problemas que Bolsonaro tem enfrentado em relação à disputa. Com Derrite, ele teria chance de conseguir fazer com que PL e Tarcísio desistissem da reeleição de Ricardo Nunes (MDB). À frente da pasta da Segurança, Derrite é alvo de críticas pela Operação Escudo, que deixou 28 mortos no litoral paulista.
Boca...
A Justiça de São Paulo determinou que Max Xavier Lins, presidente da Enel São Paulo, deverá ser tratado como investigado, e não como testemunha, em seu depoimento à CPI da Assembleia Legislativa de São Paulo que investiga a empresa. Com isso, ele poderá ficar em silêncio caso sejam feitas perguntas que ele considere que possam levá-lo à autoincriminação.
...de siri
A decisão foi do desembargador Xavier de Aquino, relator do caso, e o depoimento de Lins deve acontecer até esta quinta-feira (16).
Acabou
O deputado federal Cabo Gilberto (PB) foi sondado por Republicanos, União Brasil, Novo e Podemos após sinalizar que estuda deixar o PL. Ele integra a ala do partido que é mais alinhada a Jair Bolsonaro. Em conversas com interlocutores, ele tem demonstrado contrariedade com alianças que a direção nacional da sigla tem feito nos estados.
Alerta...
A Frente Povo Sem Medo de São Bernardo do Campo marcou um protesto contra a presença de Jair Bolsonaro na cidade para receber o título de cidadão na Câmara, no próximo dia 30.
...ó gente nossa
Organizador do protesto, o presidente do Psol e coordenador do MTST na cidade, Anderson Dalecio, diz esperar de 500 a 800 pessoas na praça Santa Filomena, onde serão espalhados caixões e cruzes em referência, segundo ele, ao negacionismo do ex-presidente na pandemia.
A palo seco
Dirigentes do Psol vão viajar à Argentina nesta sexta-feira para acompanhar o segundo turno entre Sergio Massa e Javier Milei. A presidente da legenda, Paula Coradi, seu antecessor, Juliano Medeiros, e a secretária de Relações Internacionais do partido, Deborah Cavalcante, estarão na comitiva. O convite partiu do governo argentino.
Dia cheio
A Confederação Israelita do Brasil (Conib), representante da comunidade judaica, respondeu criticamente a manifestantes que levaram bandeiras e camisetas em apoio ao Hamas a ato pró-Palestina na avenida Paulista, no último domingo (12), e às afirmações ontem do presidente Lula (PT), que comparou as ações do grupo terrorista às do Estado de Israel.
Repúdios
Sobre os primeiros, a confederação disse se tratar de endosso ao terrorismo e a ações como os assassinatos de bebês e idosos. Em relação ao Presidente, afirmou que as declarações foram perigosas e estimulam uma visão “distorcida e radicalizada do conflito”.
Especialização
Esposa de um dos supostos líderes do Comando Vermelho no Amazonas, Luciane Farias esteve no 4º Encontro Nacional dos Comitês de Prevenção e Combate à Tortura e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura, evento promovido nos dias 6 e 7 de novembro pelo Ministério dos Direitos Humanos em Brasília.
Trocar ideia
Casada com Clemilson Farias, que cumpre pena em Tefé (AM), Luciane preside ONG que atua pelos direitos dos presos, mas que é investigada pela Polícia Civil do Amazonas. O jornal O Estado de S. Paulo noticiou que ela foi recebida por servidores no Ministério da Justiça, comandado por Flávio Dino (PSB).
Desinteligência
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) vai protocolar pedido de CPI para apurar se servidores do Ministério da Justiça têm envolvimento com membros de facções criminosas. A CPI pretende esclarecer ainda se há eventuais falhas de inteligência nos três Poderes, já que Luciane Farias também foi recebida em outras pastas e na Câmara.
Precursor
Ex-prefeito de Campinas (SP), Dr. Hélio (PDT) diz em livro que está lançando que foi umas das primeiras vítimas de “lawfare”, a suposta perseguição política movida por atores da Justiça. O livro “Lawfare na terra de Carlos Gomes, prenúncio da Lava a Jato” tem prefácio do ex-ministro José Dirceu, cassado no escândalo do mensalão, que corrobora a versão de perseguição. Dr. Hélio foi cassado em 2011, pouco após ter sido reeleito.