Motivos do descontentamento
Coluna foi publicada na quinta-feira (02)
O conselheiro Rodrigo Coelho, derrotado na eleição que decidiu o próximo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) para o próximo biênio, tem alguns motivos para estar descontente com o resultado positivo obtido por Domingos Augusto Taufner, escolhido pela maioria dos conselheiros.
Originalmente, Coelho era cotado para assumir a presidência do órgão, já que, além de ser o atual vice-presidente de Rodrigo Chamoun, ele seria o próximo mandatário por conta do critério de antiguidade tradicionalmente seguido na Casa.
No entanto, de última hora, a maioria dos conselheiros entendeu que o perfil de Taufner seria mais adequado. A informação de fontes do TCE é que havia, inclusive, a proposta para Coelho recuar e compor com o pleno, podendo seguir como vice-presidente no próximo biênio. No entanto, ele não teria aceitado e foi para a votação sabendo que já havia perdido.
Manter o perfil
Uma das questões que teria “pesado” em favor de Taufner, segundo as fontes, é o perfil meticuloso que o conselheiro tem, já demonstrado na última gestão à frente da Corte.
“Taufner é conhecido de Chamoun, o trabalho é técnico e deve seguir o que está sendo feito. Coelho é ótimo, mas com perfil mais ousado, o que preocupa alguns conselheiros.”
De olho no prefeito
O PSDB está acertando os últimos detalhes para fazer parte da atual gestão do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos).
Houve um encontro entre o prefeito, os presidentes estadual e municipal da sigla, Vandinho Leite e Richard Graciotti. Além disso, o PSDB deve compor com Arnaldinho nas eleições do próximo ano.
Aspirante a atleta
O vereador de Vila Velha Anadelso Pereira (Podemos) publicou vídeos se exercitando em uma academia popular da prefeitura e pedalando na orla vilavelhense. Mas os exercícios do vereador atleta não se resumem a isso. Anadelso, segundo o próprio, é um amante do remo, trilha e outros esportes.
Vivo na disputa
Após 18 anos no Cidadania, o deputado Fabrício Gandini (sem partido) enfim deixou a sigla. Já havia alguns meses que Gandini estava tentando sair do partido, entrando inclusive com pedido junto ao TRE-ES para não perder seu mandato.
A partir de agora, o deputado está liberado para se filiar a qualquer partido. O mais provável é que o novo endereço seja o PSD.
O desejo de Gandini é disputar a Prefeitura de Vitória em 2024.
Novos nomes para disputar no Norte do Estado
O ex-prefeito de Conceição da Barra Manoel Pé de Boi e o também ex-prefeito de Jaguaré, Rogério Feitani, se filiaram ao Republicanos, partido presidido no Estado por Erick Musso. O objetivo dos dois é disputar a prefeitura dos municípios que já comandaram. Além deles, nos próximos dias, como publicado pela coluna anteriormente, o deputado estadual Pablo Muribeca (Patriota) será filiado ao Republicanos para disputar a prefeitura da Serra.
Galeria
Nova diretora escolhida
A empresária capixaba e presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, tomou posse na terça-feira (31) como 1ª diretora financeira da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Política dos idosos
A Assembleia promulgou uma lei que cria o Programa Cidade Amiga do Idoso. A nova política tem como objetivo incentivar os municípios capixabas a implantar políticas com foco em envelhecimento ativo e saudável, melhorando a qualidade de vida da pessoa que tenha mais de 60 anos. A autoria é do deputado João Coser (PT).
Hollywood
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), afirmou que deseja que a cidade tenha um letreiro no Morro do Moreno, similar ao que existe em Hollywood, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Segundo ele, o cartão postal merece ter um “destaque”. No entanto, até o momento, é só um desejo.