Conexões para fidelizar os clientes e impulsionar as vendas
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (01)
Leitores do Jornal A Tribuna
A conexão com o cliente é um requisito fundamental para qualquer empresa. Os consumidores não buscam apenas um produto ou serviço, eles procuram por uma experiência que os encante. Apesar de desafiador, não é algo impossível. Em primeiro lugar, para se conectar com seu cliente é preciso ter em mente que a venda é feita para seres humanos com necessidade, desejos e sentimentos.
A experiência para o cliente deve acontecer desde o primeiro contato com produto ou serviço e perdurar até após as vendas. Melhores experiências, mais chances de retorno. No entanto, cerca de 64% dos brasileiros não possuem conexões efetivas com nenhuma marca, como ressalta um estudo divulgado pela Offerwise.
Outro número importante é que 88% dos entrevistados afirmaram que o estabelecimento de uma conexão entre marcas e consumidores é perfeitamente possível.
Isso evidencia que a maioria dos consumidores estão dispostos a ter uma relação mais próxima com as marcas. Mas como iniciar essa relação com o cliente e mantê-lo conectado?
Uma das regras principais é sempre estar com o comprador em mente: pergunte ao cliente o que ele precisa, pois o consumidor deve estar sempre em primeiro lugar.
Isso porque o emocional impacta diretamente na decisão de compra e cria vínculos muito positivos. Entre os benefícios de se conectar com o cliente estão: ter um consumidor recorrente que passa a ser apaixonado pela empresa e isso faz com que ele passe a indicar o serviço para amigos e conhecidos. Lembre-se: não existe nada mais poderoso que o famoso “boca a boca”, em que a venda está praticamente garantida e com esforço zero.
Além disso, o cliente passa a ver mais valor no preço. Outro ponto positivo é que as chances de não atingir as expectativas dos consumidores diminuem consideravelmente.
São muitos os benefícios de se conectar com os clientes. Para isso, a primeira dica é agir com empatia, demonstrar se importar verdadeiramente com o seu cliente. Ao agir assim é possível saber quais são as necessidades de cada um. O que é importante para ele? Quais são as expectativas? Essas respostas ajudarão a definir uma relação duradoura entre empresa e consumidor.
As redes sociais são outra ferramenta fundamental para manter um laço com o cliente. É necessário nutrir esses canais com conteúdo de assuntos do interesse do consumidor. Tudo isso para agregar valor e autoridade à marca.
Outra forma certeira de fazer essa conexão é o feedback. É importante ter um retorno do cliente para saber o que pode ser feito para melhorar a qualidade do serviço prestado. E, claro, nesse processo é importante estar pronto para ouvir elogios e críticas, e quanto melhor for a relação com o cliente, mais à vontade ele estará para ser verdadeiro.
Sendo assim, é importante destacar que se envolver com o cliente de forma humanizada é imprescindível para qualquer um que deseja vender, assim eles sempre lembram com carinho de sua marca e estarão conectados a ela.
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Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna