Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Aprenda a proteger os filhos dos pedófilos que agem on-line

Coluna foi publicada no domingo (22)

Eduardo Pinheiro | 23/10/2023, 11:24 h | Atualizado em 23/10/2023, 11:26

Imagem ilustrativa da imagem Aprenda a proteger os filhos dos pedófilos que agem on-line
Uso da internet sem a supervisão dos pais pode deixar crianças suscetíveis a pedófilos que buscam vítimas em redes sociais e jogos on-line |  Foto: © Divulgação/Canva

A ausência de orientação e supervisão por parte dos pais deixa as crianças e adolescentes suscetíveis a potenciais pedófilos que operam em plataformas de redes sociais e jogos on-line. Esta vulnerabilidade é preocupante e pode levar a situações de risco para os jovens, pois esses tipos de criminosos não estão para brincadeira.

Desta forma, é essencial criar um ambiente de confiança para que os filhos saibam que podem contar com o apoio e a orientação dos pais, construindo uma base sólida para uma navegação segura na era digital.

Para evitar que nossos filhos sejam vítimas de assédio e estupro virtual nas redes sociais e nos jogos on-line, devemos observar entre outras condutas, as seguintes orientações.

Comunicação Aberta: Mantenha uma comunicação aberta e constante com os filhos. Encoraje-os a compartilhar suas experiências on-line e a relatar qualquer comportamento inadequado.

Educação: Eduque os filhos sobre os riscos on-line, explicando os perigos do compartilhamento de informações pessoais, fotos ou vídeos e enfatize a importância de não confiar em estranhos on-line.

Regras Claras: Estabeleça regras claras sobre o uso da internet, redes sociais e jogos on-line. Defina horários e limites de tempo para o uso de dispositivos.

Controle Parental: Utilize ferramentas de controle parental para monitorar as atividades on-line dos filhos, limitar o acesso a conteúdo inadequado e receber alertas sobre atividades suspeitas.

Identificação de Sinais de Risco: Ensine os filhos a reconhecerem sinais de assédio ou comportamento inadequado, como mensagens ofensivas, chantagem ou solicitação de imagens íntimas.

Conversar com estranhos: Alerte para o perigo de conversar on-line com estranhos e enfatize que as pessoas nem sempre são quem afirmam ser.

Privacidade: Explique aos filhos que é essencial preservar a privacidade a todo custo. Uma vez que uma foto ou vídeo íntimo seja compartilhado, esse material pode ser usado para chantagem, resultando na obtenção de mais fotos e vídeos.

Apoio e Orientação: Esteja disponível para seus filhos, oferecendo apoio emocional e orientação sempre que necessário. Deixe claro que eles podem contar com você em situações difíceis.

Reportar Investidas: Incentive seus filhos a relatar imediatamente qualquer investida de assédio, ameaças ou abuso on-line a você e, se necessário, às autoridades ou às plataformas on-line onde o abuso ocorreu.

Acompanhamento: Acompanhe as atividades on-line dos filhos, seja conhecendo suas amizades on-line, as redes sociais que usam ou os jogos que jogam.

Portanto, é de extrema importância que os pais estejam atentos e envolvidos na vida digital de seus filhos, fornecendo orientação, estabelecendo limites apropriados e monitorando suas atividades on-line para garantir sua segurança e privacidade.

Vale a pena lembrar que internet é rua, e qualquer descuido com as atividades dos filhos pode culminar com uma verdadeira tragédia familiar.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: