Embaixador de Israel cobra de Lula mais firmeza contra Hamas
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (11)
Estado de São Paulo
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, cobrou do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um posicionamento mais firme contra o grupo terrorista Hamas.
“O que aconteceu lá merece palavras mais duras do que as que foram usadas. Vimos mulheres estupradas, crianças decapitadas na frente dos pais. É puro terrorismo! O Hamas não representa os palestinos. É preciso reparar essa diferença”, disse em entrevista à Coluna.
Questionado se o governo brasileiro tem dificuldade de diferenciar, Zonshine respondeu: “Precisa perguntar para eles, porque eles não falam em terror”. A declaração formal do Itamaraty, divulgada no sábado condena os ataques em Israel, mas não faz nenhuma menção ao terrorismo e ao Hamas.
NÃO BASTA. O embaixador disse que a mensagem de Lula nas redes sociais de “repúdio ao terrorismo” é significante. Mas observa que o presidente não menciona o Hamas. Além isso, o gesto não supera um posicionamento formal do País, principalmente agora que preside o Conselho de Segurança da ONU.
AVANÇO. Daniel Zonshine vai além. Defende haver necessidade de também censurar o apoio do Irã ao Hamas e aponta que foi um erro o convite para o Irã integrar o Brics. “Não se pode aceitar o apoio iraniano a essa situação cruel. No entanto, eles agem assim e são premiados. Não é justo chamar o Irã para o Brics”.
AGENDA. O Grupo Parlamentar Brasil-Israel cancelou uma viagem que faria ontem ao país do Oriente Médio, onde ficaria nove dias. A comitiva foi orientada pela embaixada a remarcar a visita para março do ano que vem.
SOCORRO. O governo prepara uma medida provisória para pagar as duas parcelas a mais do seguro-defeso aos pescadores atingidos pela seca no norte do País. As bancadas federais já articulam uma forma de aproveitar o texto para tornar lei a liberação direta do auxílio em outras situações de emergência climática.
ALERTA. O presidente da Instituição Fiscal Independente (IFI), Marcos Pestana, afirmou na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado que o Brasil não está em situação de equilíbrio. “O País precisaria ter superávit primário de 1,5% do PIB. Mas desde 2014, com exceção de 2021, produzimos déficits”, observou.
PARTIU. O Supremo Tribunal Federal esticou o feriadão e liberou os ministros de sessão presencial hoje. Só haverá votação no plenário virtual. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, está em viagem oficial pela Europa, desde o início da semana.
GOLPE. A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) denunciou que golpistas estão se passando por ela para pedir dinheiro por telefone. Eles usam um celular com DDD 18 e uma foto dela de camisa roxa. O caso ocorre uma semana após a trágica morte do irmão da parlamentar, o médico Diego.
FRAGILIDADE. “Fiquei preocupada de acreditarem por ser um momento de fragilidade e infelizmente exposição da minha família. Não estou pedindo dinheiro. É golpe, com a minha foto do Instagram e um DDD da cidade dos meus pais”, disse à Coluna.
Pronto, falei!
"O FMI prevê crescimento maior impulsionado pela agricultura. O agro cresce em cadeia e não isolado e nenhum setor avança no mesmo ritmo” - Tião Medeiros (PP-PR), Comissão de Agricultura
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo