Novas tendências de arquitetura
Moradias com mais ambientes integrados, conexão com natureza e espaços totalmente claros são alguns dos exemplos
 
	Um olhar renovado sobre o conceito de morar. Isso é o que a 27ª edição da Casa Cor ES propõe, mostrando ao público espaços que abraçam as novas tendências da arquitetura, design de interiores e paisagismo.
Moradias com mais ambientes integrados, conexão com a natureza por meio de decoração com plantas, espaços totalmente claros ou em tons mais escuros e utilização de madeira em pisos ou nas paredes são algumas delas.
A mostra teve início na quarta-feira (04) e acontecerá até o dia 29 de novembro, no Clube Ítalo-Brasileiro, na Ilha do Boi, em Vitória. 
Ao todo, são 29 áreas que podem ser exploradas pelos visitantes, sendo construídas por 35 profissionais. Elas prometem encantar o público com seu charme e estilos próprios. 
A diretora da Casa Cor ES, Rita Tristão, disse que ao longo da pandemia as pessoas revolucionaram seus estilos de vida e formas de habitar seus espaços, e que a mostra seguiu essa mudança. 
“A relação com a casa se transformou e hoje voltamos com um olhar alterado. Hoje não temos a mesma relação com o planeta depois de tudo o que aconteceu”. 
Rita explicou que, para este ano, o tema da mostra é “Corpo e Morada”, o que explora a ideia de que uma casa precisa ser uma extensão natural da pessoa e sua conexão com o mundo exterior, sendo um lugar de refúgio. 
“É muito importante a gente se sentir conectado com a nossa casa”, frisou. 
O trabalho dos profissionais envolvidos nos ambientes da mostra, portanto, foi voltado para essa ideia.
Sobre o que o público pode esperar do evento, ela comentou sobre  uma visita completa.
“Você encontra arte,  um local de entretenimento, encontra inspiração, porque há muitos ambientes bem projetados e que trazem o que está acontecendo no mundo para o nosso Estado”, afirmou.  
Integração
Uma área da mostra que trabalha com a integração de ambientes é o “Café Coworking”, desenvolvido pela arquiteta Laís de Sá. 
“A ideia desse espaço é ser alinhado com as tendências pós-pandemia. A gente observa que hoje as pessoas buscam cada vez mais conexão e integração entre elas”. 
O local tem uma multifuncionalidade, em que a pessoa consegue trabalhar e também passar um tempo ao ar livre e se reunir com os amigos.
Espaço muito bem aproveitado
A arquiteta Thainá Santi chamou   atenção na 27ª edição da Casa Cor com o espaço que desenvolveu, chamado de “Studio Urbano”. 
Repleto de plantas e obras de arte, o ambiente integra várias partes de uma casa em um local só de maneira  aconchegante.
“Vemos cada vez mais apartamentos menores e conseguimos colocar aqui,  em um espaço de 38 metros quadrados,  quarto, banheiro, closet e  cozinha. Conseguimos aproveitar bastante a área”, disse.   
Ela afirmou que seu trabalho reflete a essência do casal capixaba Natália Scarpati, designer, e Marcelo Gomes, músico. Contou também que as plantas deram um toque especial. Entre as utilizadas, estão o alecrim e a espada-de-são-jorge.
Fique por dentro
Casa Cor
É  a maior mostra de arquitetura, design e paisagismo da América Latina e está em sua 27ª edição. Tendências desse universo são apresentadas. A edição deste ano tem a temática  “Corpo e Morada”. 
Conta com 29 ambientes que foram criados  por 35 profissionais das áreas de arquitetura, decoração, design de interiores e paisagismo.
Informações
Data: de 4 de outubro a 29 de novembro.
Funcionamento: De terça a sábado, das 14 às 21 horas. Domingos e feriados, das 12 às 19 horas. 
Local: Clube Ítalo-Brasileiro. R. Renato Nascimento Daher Carneiro, 1.036, Ilha do Boi, Vitória.
Ingressos 
Inteira: R$ 90 e meia-entrada: R$ 45.
Bilheteria física (localizada na entrada da Casa Cor) encerra às 21 horas.
Compra de ingressos on-line: clicando aqui.
Contato
Celular: (27) 99311-6154.
Redes sociais: @casacorespiritosanto. 
 
Fonte: Casa Cor.
Novidades do setor
Ambiente moderno para maquiar
 
	O espaço para a maquiagem não ficou de fora da mostra. A designer de interiores Rafaela Reis e a arquiteta Lorena D'arc desenvolveram uma área voltada para as blogueiras e maquiadoras.
“Foi pensado na funcionalidade da live (gravação de vídeo). É também um ambiente funcional. A mulher pode estar atendendo clientes”, disse Lorena.
Aconchego
 
	Conforto é o que não falta no “Loft Deca”, espaço criado pela arquiteta Cyane Zoboli.
A profissional contou que pensou em um  loft para casal ou pessoa solteira que quer viver com conforto e aconchego.   
O local integra vários ambientes: quarto, sala, cozinha e também conta com um jardim. Plantas e madeira são bastante utilizados.
Nada de negligência
 
	A arquiteta Jaqueline Lopes trabalhou com o desenvolvimento de um banheiro masculino moderno.
“Por muitas vezes, a gente acha que o toalete masculino  é negligenciado, sem atenção. Então quisemos fazer algo mais impactante”. 
Há granito copacabana no piso e bancada, e para o ambiente ficar mais sofisticado foram usadas cores pretas e neutras.   
 
A vegetação também foi utilizada ao redor dos espelhos.
Carro com destaque e arredor sofisticado
 
	O carro vira protagonista no projeto da arquiteta Letícia Finamore.  Ela contou que trouxe o conceito de garagem para dentro de casa.
Para valorizar o automóvel, disse que a escolha correta dos materiais ao redor foi fundamental: há um mobiliário sofisticado e clean, além de obras de arte. “Hoje os espaços estão sendo mais reduzidos. Por que não fazer a integração da garagem?”, questionou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
 
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
		
		 
         
                                        
Comentários