Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

COLUNA DO ESTADÃO

Reuniões com aeroportuários para evitar greve de fim de ano

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (02)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 02/10/2023, 12:17 h | Atualizado em 02/10/2023, 12:19
Coluna do Estadão

Estado de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Reuniões com aeroportuários para evitar greve de fim de ano
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho pretende marcar reuniões com sindicatos de aeroportuários a partir desta semana |  Foto: Reprodução/X

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, quer marcar reuniões, a partir desta semana, com sindicatos de aeroportuários. A ideia é tentar evitar os transtornos das tradicionais greves de fim de ano que comprometem voos nacionais e internacionais. “Hoje, os principais aeroportos no Brasil são privatizados. E tem a Infraero. Então vamos dialogar e ver o que pode ser construído”, afirmou à Coluna. Ele ressaltou que há demandas históricas por melhorias nas condições de trabalho, plano de cargos e salários. "É importante registrar que as companhias aéreas, no Brasil e no mundo, são do setor que mais sofreu com a pandemia", observou. O ministro também negocia com o Planalto indicações para diretorias da Infraero e de portos.

OTIMISMO. “Eu acho que 2023 e 2024 serão anos da consolidação das companhias aéreas no Brasil. Paralelamente, estamos trabalhando para trazer novos voos e companhias aéreas low cost, para ampliar a malha viária brasileira”, afirmou Silvinho à Coluna.

HERANÇA. A Secretaria Nacional de Hidrovias, que Costa Filho quer criar, terá entre suas atribuições a BR do Mar. O projeto foca a cabotagem e foi tocado pelo governador Tarcísio de Freitas (SP), quando era ministro da Infraestrutura de Bolsonaro. Silvio e Tarcísio são filiados ao Republicanos.

PROMESSA. Silvinho, como é chamado pelo presidente Lula, afirma que ainda não escolheu quem vai comandar a nova secretaria, mas garante que não haverá gastos adicionais. “Faremos remanejamento interno”, diz. Tudo será em parceria com o ministro dos Transportes, Renan Filho.

PIZZA. Após iniciar a ofensiva contra o casamento homoafetivo na Comissão da Família da Câmara, movimento revelado pela Coluna, a bancada conservadora deve recuar. O relator Pastor Eurico (PL-PE) pretende um meio-termo: garantir que igrejas não sejam obrigadas a realizar a união, mas sem alterar direitos civis já adquiridos por homossexuais.

SALDO. Apesar de igrejas não serem obrigadas a realizar o casamento homoafetivo, a aprovação de um projeto que assegure a desobrigação será apresentada como vitória da bancada conservadora. Mas os progressistas também terão sua conquista com a derrubada da ideia de proibir a união de homossexuais.

ESPERTINHO. O Tribunal de Contas da União condenou um dentista a devolver R$ 1.979.252 aos cofres públicos por apropriação indébita de pensão da Aeronáutica. Ele recebia em nome da esposa que já havia morrido.


          Imagem ilustrativa da imagem Reuniões com aeroportuários para evitar greve de fim de ano
Click. Marangoni, deputado federal (União-SP), esteve no Fórum Norte-Nordeste da Construção Civil, no Recife, com a governadora Raquel Lyra (PSDB-PE). Ele foi o relator do Minha Casa, Minha Vida. |  Foto: © Divulgação

EXPORTAÇÃO. O RenovaBR vai apresentar em Toronto, no Canadá, hoje, o modelo que adota para a formação de alunos que querem disputar cargos eletivos. A CEO Patrícia Audi vai explicar como a escola atua no combate à polarização, no fortalecimento da democracia e no aumento da representatividade plural.

POR FAVOR. O deputado Amom Mandel cobrou ação do governo federal para conter os incêndios no Amazonas. Bateu à porta de três ministérios. “Há competência concorrente entre os entes federativos. Se Estado e município não agem, cabe à União”, disse.


Pronto, falei!

"Colegas deputados espalham a fake news sobre banheiros unissex e ignoram os mais de 350 mil alunos no ensino público que sequer têm acesso a sanitários” - Rafael Brito, deputado federal (MDB-AL)

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão, por Estado de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Coluna do Estadão

Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo

Coluna do Estadão