Zema defende alta de imposto de cerveja a armas
Coluna foi publicada nesta segunda-feira (18)
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, aos poucos vai abandonando o “purismo liberal” do partido Novo.
Antes radicalmente contrário ao aumento de impostos, o único governador da legenda enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que torna permanente o aumento de 25% para 27% do ICMS cobrado sobre uma série de produtos considerados supérfluos - de cerveja a ração de pets, de celular a armas - encerrado desde dezembro. A matéria está em plenário.
Mas esse não é o primeiro gesto na contramão de princípios basilares do liberalismo defendido pelo Novo. A sigla tem manifesto afirmando que a melhor política social é o corte de gastos e de impostos. A justificativa da taxação maior é financiar o Fundo de Erradicação da Miséria.
Histórico. Em julho, Zema também sancionou uma lei que beneficia locadoras de automóveis, reduzindo o IPVA em caso de revenda de veículos. A sigla também costuma criticar subsídios.
Agora pode. Além disso, Zema foi o fiador de uma alteração na doutrina original do Novo, que passou a autorizar o uso do fundo partidário. Quando o partido foi criado, a utilização da verba pública era vetada por filiados à legenda. Mas, para Zema, não utilizar o fundo partidário é “como ir à guerra dizendo que não vai usar pólvora, só faca e espada”.
Veja bem. O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, nega que Zema e o partido estejam abandonando seus princípios fundadores. “Esses subsídios e impostos já existiam antes de o governador assumir. Infelizmente, a situação fiscal deixada pelo PT em Minas Gerais ainda impede que façamos a redução de impostos que gostaríamos”, diz à Coluna.
Aos amigos... O relator da PEC da Anistia na Câmara, Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), incluiu na proposta um dispositivo que anula a cassação de deputados estaduais do seu partido, no Ceará. O grupo foi alvo da Justiça Eleitoral por fraude na cota de gênero nas eleições de 2022.
...tudo. Entre os deputados estaduais cassados - que seguem no cargo porque o processo ainda não transitou em julgado -, estão Alcides Fernandes, pai do deputado federal André Fernandes, e Dra. Silvana, mulher do deputado federal Dr. Jaziel Todos do PL. A PEC será votada na próxima semana, em Comissão Especial.
Chorinho. O presidente da CPI das Pirâmides Financeiras, Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), pediu ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a prorrogação da comissão por mais 60 dias. Diz que o relator precisa de mais tempo para fechar seu parecer.
Pluralidade. Em beija-mão pelo Senado por apoio antes de sua sabatina, a advogada Daniela Teixeira, indicada pelo presidente Lula para o Superior Tribunal de Justiça, já esteve com um bastião do bolsonarismo, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
Tudo bem. Damares afirma que a conversa foi “amistosa” e “protocolar”. “Eu a desafiei a ficar atenta à pauta da infância”, relatou a senadora à Coluna. “Eu e a Dra. Daniela continuaremos defendendo o que acreditamos. Temos divergências políticas e ideológicas, mas nos respeitamos”, disse.

Pronto, falei!
Sobre Arthur Lira dizer que o Republicanos será base do governo Lula
"É meu amigo. Se falou por mim, está me ajudando, jamais me colocaria em maus lençóis” - Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos.