Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

COLUNA DO ESTADÃO

PT vê um vício de origem nas escolhas para os ministérios

Coluna foi publicada no sábado (02)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 04/09/2023, 12:49 h | Atualizado em 04/09/2023, 12:50
Coluna do Estadão

Estado de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem PT vê um vício de origem nas escolhas para os ministérios
Parlamentares do PT, partido do presidente Lula, enxergam um "vício de origem" nas escolhas para os ministérios |  Foto: Divulgação/Partido dos Trabalhadores - Ricardo Stuckert

O presidente Lula decidiu esticar a crise sobre a permanência de Juscelino Filho (União Brasil-MA) no Ministério das Comunicações e, no PT, o sentimento é de desconforto com a situação do ministro. Parlamentares da sigla voltaram a reclamar de um “vício de origem” na formação do governo.

A principal queixa é que Lula ficou dependente do União Brasil para formar base aliada, aceitou as indicações sem questionamento e, agora, no meio de uma minirreforma ministerial, continuará de braços atados.

“O Presidente errou na formação do ministério, se guiou pelos conselhos da articulação política e perdeu o timing da demissão de Juscelino”, reclama um líder petista da Câmara.

FICA. Para a cúpula do União, não há motivos para trocar a indicação de Juscelino neste momento, porque a PF não fez busca e apreensão em sua residência – chegou a pedir, mas teve a solicitação negada pelo STF. Juscelino é apadrinhado pelo líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento, e pelo senador Davi Alcolumbre, um quadro poderoso do Congresso, que até este momento não abrem mão da indicação.

LEMBRETE. O PSD enviou um recado ao governo: em ofício, os líderes do partido no Senado, Otto Alencar (BA), e na Câmara, Antônio Brito (BA), reafirmam que a indicação de Domingos Filho à Funasa, revelada pela Coluna, tem apoio de todo o partido.

ALFINETADA. Questionado sobre o ofício, um parlamentar do PSD explica, sob reserva: “O Republicanos nunca poderá dizer o mesmo”. O partido de Marcos Pereira não tem consenso para a iminente entrada no governo.

AMÉM. Em aceno ao eleitorado mais conservador, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, se reuniu ontem com padres de São Mateus, distrito da capital paulista. Participou do encontro a deputada federal Juliana Cardoso (PT), cotada para a vice de Boulos em 2024.

NOVO TEMPO. Para aliados, Boulos precisa se reunir com religiosos e segmentos de centro para ampliar o eleitorado e não chegar às urnas como “radical de esquerda” após liderar o MTST. A ação de ontem inaugurou as “Caravanas de escuta”, que vão a todas as subprefeituras do município até o fim do ano.

PROVAS. O governo espera receber até segunda-feira os vídeos de câmeras de segurança com as hostilidades relatadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, e sua família no aeroporto de Roma, em 14 de julho.

SÓ LOVE. O ministro Cristiano Zanin (STF) virou o “queridinho” da família Bolsonaro. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) elogiou a postura do magistrado após o arquivamento do processo sobre omissão do ex-presidente Jair Bolsonaro na compra de vacinas durante a pandemia.

AFAGO. “O Zanin está se saindo muito bem, é muito sensato Quando imaginamos um indicado pelo Lula, imaginamos alguém altamente ideológico. Não é assim que ele tem se comportado. Ele não tem sido capacho do Presidente”, afirmou à Coluna.


          Imagem ilustrativa da imagem PT vê um vício de origem nas escolhas para os ministérios
CLICK. Ana Moser, em Osasco, assinou acordo de cooperação entre o ministério e o Sesi-SP, para desenvolvimento do futebol feminino. 460 meninas já começaram as aulas. |  Foto: © Divulgação

Para ver, ouvir e pensar

Livro: A festa do bode, de Mario Vargas Llosa;
Música: Brasileiramente linda, de Belchior;
Série: The Tudors.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão, por Estado de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Coluna do Estadão

Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo

Coluna do Estadão