Morre o arcebispo emérito de MG e capixaba Dom Geraldo Lyrio, aos 81 anos
Dom Geraldo realizava um retiro espiritual para padres no Norte do Brasil, quando sofreu uma queda
Morreu, na madrugada desta quarta-feira (26), o arcebispo emérito de Mariana, em Minas Gerais, o capixaba Dom Geraldo Lyrio Rocha, aos 81 anos. O religioso sofreu uma queda, no último domingo (23), durante um retiro espiritual de padres, em Altamira, no Pará, Norte do País.
Leia mais notícias de Cidades aqui
Com o impacto, Dom Geraldo acabou fraturando o fêmur e precisou ficar internado em um hospital da região. Às 00h15 de hoje (26), o arcebispo, que também já foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.
De acordo com a Diocese de Xingu, em Altamira, o velório para Dom Geraldo começou às 6 horas desta quarta (26), e às 8h foi realizada a missa de Corpo Presente, na Catedral de Altamira. Após os procedimentos, o corpo do padre será transportado de volta para Vitória.
Atualmente, ele morava na Praia do Canto e atendia pedidos de dioceses para palestras formativas e retiros. O arcebispo, que nasceu no município capixaba Fundão, em 1942, já foi bispo auxiliar na Arquidiocese de Vitória, 1° bispo de Colatina, Arcebispo de Vitória da Conquista, na Bahia, e Arcebispo de Mariana, onde se tornou emérito e foi presidente da CNBB.
Em seu site, a Arquidiocese de Vitória publicou sobre Dom Geraldo, confira:
Teve grande destaque na Igreja do Brasil e na América Latina, contribuindo com seus conhecimentos, especialmente sobre Liturgia.
A Arquidiocese de Vitória, nas pessoas de dom Dario Campos, arcebispo e dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar, une-se em oração aos familiares e amigos de dom Geraldo sofrendo com a perda deste arcebispo que sempre manteve uma relação com sua arquidiocese de origem e participou dos momentos importantes de sua história.
Na certeza de que Deus acolhe dom Geraldo em seu Reino, rezemos por ele e por todos que sofrem com sua partida. “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar”. (Jo 14,1-2).
Comentários