Morre em Pernambuco mais um paciente com superfungo
Idoso de 77 anos estava internado no hospital Tricentenário para tratamento de problema urinário
Escute essa reportagem

A Secretaria de Saúde de Pernambuco informa que, na tarde desta terça-feira (18), o Hospital do Tricentenário, em Olinda, confirmou o óbito de um paciente, um homem de 77 anos, que estava colonizado por Candida Auris, mas que a morte não foi relacionada ao fungo.
Esta é a terceira morte, este ano, de pacientes internados na rede pública que tinham o superfungo. Em nenhum dos casos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a morte foi causada pelo fungo, e sim por outras enfermidades que os pacientes apresentavam. O Candida Auris está relacionado com casos de infecção hospitalar.
Segundo a SES-PE o paciente estava internado para tratamento de infecção de repetição no trato urinário. Apesrar dos esforços da equipe do hospital, o estado de saúde do paciente foi se agravando após um longo período de internação, tendo como resultado o óbito. Em junho último um homem de 66 anos morreu no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e no mês de julho outro paciente, este de 69 anos, do Hospital Tricentenário também faleceu.
Em todas as situações havia a presença do superfungo (assim chamado pela alta resistência a medicamentos). A Secretaria Estadual de Saúde reforça que em nenhum caso os pacientes com o Candida Auris apresentavam infecção por conta do superfungo, apenas estavam "colonizados", ou seja, com a presença do fungo no organismo.
Outros 11 casos de colonização por superfungo estão registrados na rede pública de saúde do Estado atualmente. A SES-PE salienta que Pernambuco não registrou nenhuma morte, até o momento, causada diretamente por Candida Auris.
Comentários