A beleza não pede excessos
A naturalização facial ou estética é algo que as pessoas buscam, não só pela aparência, mas pela saúde e qualidade de vida
Escute essa reportagem

Grande parte dos pacientes que entram no consultório para procedimentos estéticos têm medo de ficarem deformados. Isso ocorre por uma série de motivos, dentre eles tratamentos feitos de maneira errada e excesso na utilização de produtos, o que consequentemente acaba causando deformidade nas pessoas. Então, pensando nos pacientes e na melhor forma de tratá-los, surgiu na Dermatologia a naturalização.
A naturalização facial ou naturalização estética é algo que as pessoas buscam, não só pela aparência, mas pela saúde. A naturalização requer treinamento e senso crítico do profissional. Um rosto mais natural, injetando menos produtos em pontos estratégicos do rosto, é o objetivo.
Corrigir os efeitos do tempo, obedecendo os limites da face sem mudar o seu formato, permite resultados de longo prazo, sem interferir na essência dos pacientes. “Sendo assim é possível evidenciar o que já é bonito e também corrigir pequenas imperfeições que os incomodam, sem perder a naturalidade. Aqui, o equilíbrio é tudo”, explica a dermatologista Oliete Perini Guerra.
Claro, a prioridade continua sendo o rejuvenescimento e embelezamento, reduzindo rugas, linhas de expressão, sulcos e cicatrizes. Falando em rejuvenescimento, não podemos deixar de falar da Toxina Botulínica e do Preenchimento, que são fortes aliados na redução das rugas e linhas de expressão.
“Estes são dois procedimentos bem conhecidos no meio dermatológico, mas vale lembrar que atualmente, podemos contar com novos tratamentos de alta tecnologia e menos invasivos”, explica.
Existem no mercado lasers super avançados, que permitem um pós-procedimento tranquilo, podendo o paciente retornar às atividades rotineiras logo após realizar o tratamento. Além disso, hoje contamos com a eletroporação, que é a infiltração de produtos na pele sem a utilização de agulhas. Podemos contar hoje também com o ultrassom microfocado, uma tecnologia que usa ondas de ultrassom para conseguir o efeito lifting sem cortes.
Este procedimento fortalece as diferentes camadas e promove uma elevação facial sutil e eficaz, aumentando a firmeza da pele e remodelando os contornos. Ele é um incrível estimulador de colágeno, é indicado para todas as idades e também para todos os tipos de pele.
Mas relembrando sobre a naturalização, todos os tratamentos devem ser feitos com muita cautela e respeitando os traços únicos de cada paciente. Os procedimentos estéticos não são e nem devem ser sinônimo de alterações faciais. O natural é realçar a beleza que já existe em você.
Saiba mais
Envelhecer de forma bela e natural
- O envelhecimento é um processo natural que ocorre com o passar do tempo e a pele é um dos órgãos aonde mais ocorrem mudanças com o correr dos anos.
- Na pele, o envelhecimento se traduz por perda da hidratação, da oleosidade e da elasticidade e aumento da sua fragilidade, tanto física, quanto de defesa imunológica
- O segredo está em como envelhecer com qualidade de vida e com uma boa saúde da pele
- Algumas dicas para chegar na melhor idade com uma pele bonita e saudável: mantenha a pele limpa, seca e hidratada, evite banhos quentes e muito demorados
- Evite se ensaboar demais e usar buchas, use creme hidratante em toda a superfície corporal após sair do banho, pois isso ajuda na sua absorção
- Seque bem as áreas das dobras, como virilhas, axilas e espaços entre os dedos das mãos e dos pés e aplique o protetor solar nos momentos de exposição ao sol
- As dicas não excluem a visita ao dermatologista, que é quem vai orientar como cuidar melhor da sua pele.
Fonte: Dra. Oliete Guerra, dermatologista
Comentários