Reino Unido vai distribuir cigarro eletrônico gratuito para fumantes
Essa é uma das iniciativas que faz parte de uma campanha para reduzir as taxas de tabagismo. Além dessa, a campanha vai englobar várias ações
Escute essa reportagem
O governo do Reino Unido lançou nesta semana um programa para reduzir as taxas de tabagismo que irá distribuir cigarros eletrônicos para 1 milhão de pessoas.
O esquema chamado de "swap to stop", ou "trocar para parar", em português, consiste na distribuição de kits de vape juntamente com suporte comportamental para ajudar os fumantes a abandonar o hábito.
O quantitativo representa 20% do número total de fumantes na Inglaterra. As autoridades têm a meta de reduzir até 2030 as taxas de tabagismo para 5% ou menos – em 2021, eram 13%. As informações são do site agoraeuropa.
Leia mais:
FBI alerta risco de carregar celulares em aeroportos
Explosão mata 18 mil vacas e deixa mulher ferida nos EUA. Veja o motivo
Paralelamente, o conjunto de ações envolve a repressão às vendas ilícitas de cigarros eletrônicos, além do reforço de medidas que evitem que crianças e outras pessoas não fumantes adquiram o hábito.
Os especialistas britânicos estão convencidos de que, para quem já fuma cigarro tradicional, os vapes oferecem menos riscos e podem ser o primeiro passo para abandonar o fumo.
A visão, todavia, não é consenso na comunidade científica, já que o uso de cigarros eletrônicos tem sido associado a uma série de problemas de saúde em um período de tempo mais curto do que o cigarro normal.
Gestantes também serão alvo da nova campanha. A elas serão oferecidos vouchers equivalentes a R$ 2.500, "juntamente com apoio comportamental", diz o governo em nota.
"Apoiar mais mulheres a ter uma gravidez sem fumo reduzirá o número de bebês nascidos com baixo peso ou subdesenvolvidos com problemas de saúde que requerem cuidados neonatais e contínuos. Também reduzirá o risco de aborto espontâneo e natimorto", acrescenta o comunicado.
Leia mais:
Emissão de visto americano de turismo fica mais cara a partir do fim de maio
Homem é preso após matar mais de mil galinhas de vizinho com sustos
Comentários