X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

EUA querem aprovar lei para banir TikTok do país

Governo americano diz que a rede de vídeos curtos é uma ameaça à segurança e pressiona a venda da empresa chinesa para os EUA


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem EUA querem aprovar lei para banir TikTok do país
CEO do TikTok, Shou Zi Chew foi interrogado no Congresso americano: parlamentares não ficaram satisfeitos |  Foto: MANUEL BALCE CENETA/AP

O TikTok foi alvo de polêmicas recentes após uma nova proposta de lei ser lançada nos Estados Unidos com o intuito de regular – e até banir – aplicativos estrangeiros. 

Apesar de o projeto ainda não ter sido aprovado, o governo americano está pressionando a ByteDance, empresa chinesa detentora do TikTok, a vender o aplicativo de vídeos para uma empresa americana. Caso isso não aconteça, a rede social pode até ser banida do país, mas não há previsão, por enquanto, de que isso impacte o Brasil.

Segundo os estadunidenses, o TikTok representaria um perigo para a segurança do país pelo risco de vazamentos de dados. Tendo em vista que são cerca de 150 milhões de usuários dos EUA no TikTok, uma proibição do app no país teria grande impacto financeiro para a empresa. 

Na última quinta-feira, o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, passou por interrogatório no Congresso americano para sanar dúvidas relacionadas à segurança e privacidade do app. No entanto, o testemunho parece não ter surtido tanto efeito, apesar de Chew ter reiterado que a plataforma não compartilha dados de usuários e que o aplicativo não é uma ameaça.

O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, afirmou que a Casa vai avançar na aprovação de uma legislação para banir o TikTok de todo o território nacional.

“É muito preocupante que o CEO do TikTok não possa admitir o que já sabemos ser verdade: a China tem acesso aos dados do usuário do TikTok”, afirmou McCarthy, em  publicação no Twitter. “A Câmara vai avançar com a legislação para proteger os americanos dos tentáculos tecnológicos do Partido Comunista Chinês”, completou.

O aplicativo já é proibido em celulares oficiais de membros do governo dos EUA, proibição que se estende para países como Reino Unido, Nova Zelândia e França.

Leia mais

Papa Francisco é internado por conta de infecção respiratória

Presidente do Peru é investigada por suposta lavagem de dinheiro 

Suposta Madeleine McCann afirma que não tem certidão de nascimento

VÍDEO | Roda de caminhonete se solta e carro atingido "voa" e capota em rodovia

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: