Bairro de Guarapari pode fazer parte de Vila Velha. Entenda
Moradores do Recanto da Sereia, que pertence à Cidade Saúde, pedem a mudança por causa da falta de infraestrutura do local
Escute essa reportagem
Por falta de infraestrutura, serviço de transporte público, saúde e educação, moradores do bairro Recanto da Sereia, que atualmente pertence à cidade de Guarapari, pedem uma votação, o chamado plebiscito, para que o bairro passe a pertencer à cidade de Vila Velha.
A proposta foi apresentada na Assembleia Legislativa do Estado pelo deputado estadual Fabrício Gandini, que aguarda os trâmites nas comissões da Casa para que a votação possa acontecer.
“O pedido foi feito a partir da manifestação da associação de moradores daquele bairro, e vamos, se aprovado pelas comissões, levar o pedido de mudança ao plebiscito. Nossa intenção é ouvir o máximo de moradores possível, que hoje são aproximadamente seis 6 mil pessoas, segundo a associação, e avaliar a possibilidade dessa mudança”, explica o deputado Gandini.

“Vai ser algo inédito, porque nunca ouvimos falar desse debate no Estado. E é uma forma de mostrar a insatisfação de quem vive naquele bairro, a ponto de ver que os moradores querem trocar de município pelo tamanho do abandono”.
Pedidos
O bairro Recanto da Sereia é o último bairro de Guarapari, logo após o pedágio, sentido Vila Velha. Cerca de seis mil cidadãos residem no bairro, que possui 45 ruas, de acordo com a associação.
Quem vive no local há 30 anos diz que já protocolou por diversas vezes pedidos de melhorias, mas que nunca foram atendidas.
“Há mais de 30 anos pagamos impostos para Guarapari e não recebemos nada em troca. Não temos saúde, educação, pavimentação, transporte, nada. Eu já coloquei mais de 50 ofícios cobrando da Prefeitura de Guarapari iluminação para o bairro, drenagem e pavimentação. São vários fatores que nos levam a pedir essa mudança de cidade”, diz o presidente da associação, Hermenegildo Rembisk.
Procurada, a Prefeitura de Guarapari não respondeu até o fechamento desta edição. A Prefeitura de Vila Velha informou que aguarda as tratativas do processo e espera ser ouvida sobre o eventual plebiscito. O governo do Estado ressaltou que aguarda o trâmite para se manifestar.
Comentários