Alta na procura e no preço por seguro de veículos
Valorização do carro seminovo, crescimento de furtos e roubos, e valores de peças elevados são algumas das razões do aumento
Escute essa reportagem
Cresceu a procura por seguros de veículos e também aumentaram os valores das apólices, segundo seguradoras do Espírito Santo. De acordo com o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), a demanda por seguro automóvel em janeiro cresceu 2,27% na comparação com dezembro de 2022.
Sócio-proprietário da Perspectiva Seguros, Aguinaldo Moro explica que a procura aumentou em uma retomada pelas aquisições de seguros, e que a precificação também teve uma elevação.
"Todo mês são analisados os modelos de veículos que tiveram mais furtos e roubos, mais acidentes, e esses modelos acabam tendo seus valores elevados, e em caso de redução, da mesma forma, há redução no valor. As análises variam em cada seguradora", afirma.
Moro destaca que a falta de peças, aumento do valor de serviços em oficinas, a valorização dos usados, entre outros itens, também influenciam no valor do seguro.

A Banestes Corretora destaca que o ano de 2023 iniciou com uma alta procura por seguros de automóvel. "Somente em janeiro o aumento foi de 2,27% em comparação com o mês anterior. Considerando o período dos últimos 12 meses, este aumento passa para 17,39%. Estes dados são referentes a solicitações de orçamento", diz, através de nota.
Com relação aos valores do seguro, também observa-se aumento. "Muitos automóveis tiveram um aumento no valor do seguro acima da inflação. Podemos considerar como o maior impacto, neste contexto, a valorização do veículo seminovo, o que reflete diretamente na tabela Fipe – automóveis usados tiveram uma valorização de, em média, 20%".
Outros fatores que influenciaram na alta do valor do seguro automóvel foram o aumento de furtos e roubos para a comercialização paralela de peças, alta sinistralidade, valores de peças de reposição elevados e a região de residência do segurado.
Conforme a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), os números de aquisição do seguro devem continuar crescendo. "Fatores como incentivo do governo à indústria automobilística, valorização dos automóveis, e maior interesse da população no produto devem impulsionar as vendas".
Leia mais
Comentários