X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Jovens abrem mão de festas e celular durante a Quaresma

Período é voltado para a prática de jejum, penitência e oração, uma preparação para a Páscoa, celebração da ressurreição de Cristo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Jovens abrem mão de festas e celular durante a Quaresma
A universitária Thaís Basílio, 25, decidiu abdicar de alimentos com açúcar, como o chocolate: “meu ponto fraco”. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A Quarta-feira de Cinzas é a data, para os católicos, em que se inicia a Quaresma. O período é voltado para a prática de jejum, penitência e  oração, uma preparação para a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, festa mais importante para os cristãos.

Nesta época,  que vai até o dia 6 de abril, Quinta-feira Santa, muitos jovens  escolhem, como forma de penitência e jejum, abrir mão de itens que fazem parte da sua rotina,  como festas, bebida alcoólica, doces, carne vermelha e até celular.

Uma dessas jovens é a estudante  Anna Claudia Poubel, de 29 anos, que este ano vai abrir mão de ficar com celular durante a noite.

“Todo sacrifício é válido pelo que o Senhor Jesus passou, ao ser crucificado e morto, e ter dado sua vida para nos salvar do pecado. Acho importante abrir mão de algumas coisas e ter uma reflexão sobre a sua morte e ressurreição”.

A universitária e atendente de farmácia Thaís Basílio,  25, decidiu abdicar de alimentos com açúcar.

“Doce, no geral, é o meu ponto fraco. Um hábito quase que diário na minha rotina. A Quaresma é para refletirmos o que Jesus passou no deserto. Dentre tantas dificuldades, ele cumpriu o seu propósito, e nós, cristãos, precisamos buscar a cada dia a sua semelhança”.

Já a universitária Amanda Costa e Silva, 18, já decidiu o que deixará de lado na Quaresma. Ela, que bebe socialmente, conta que não consumirá bebida alcoólica. “A Quaresma é muito importante para mim. Um momento de reflexão  sobre minhas atitudes e coisas que agregam ou não na minha vida espiritual”.

Amanda e Thaís são integrantes do grupo de Jovens Alabanza, da Paróquia São Francisco de Assis, de Jardim da Penha, Vitória.

O padre Eder Hoffmam, da Paróquia São Francisco de Assis, de Jardim da Penha,  explicou que o tempo da Quaresma é para que os cristãos estejam mais preparados para a Páscoa,  onde os fiéis são chamados a praticar alguma penitência.

“O próprio Cristo,  no Evangelho de São Marcos, ficou 40 dias no deserto sem comer e sem beber. Por isso, o cristão também é chamado para uma experiência  de deserto, isto é, de se abdicar de algo deste mundo e ter uma vivência espiritual mais forte”.

Leia mais em:

Fome é tema da Campanha da Fraternidade

Dia de Missas para marcar a Quarta-feira de Cinzas

“Abstinência e estudo da Palavra de Deus”

“Uma das celebrações mais carregadas de sentimento religioso é a Páscoa, e  para algumas denominações cristãs a Quaresma é a preparação para ela. Nos tempos da Igreja Primitiva, os que desejavam iniciar a caminhada cristã passavam por um processo de purificação de 40 dias. 

Esse também era um período de retorno à fé daqueles que tinham cometido graves faltas. 

O número 40 tem significado para os cristãos: o tempo de purificação para Israel no Egito antes de entrar na Terra Santa foi de 40 anos, Moisés passou 40 dias no Monte Sinai, e Jesus, antes de iniciar sua missão, passou 40 dias no deserto. 

A Quaresma faz um apelo ao coração de jovens para duas coisas que eles muito almejam: compromisso e pertencimento. Tenho visto jovens que sequer professam uma religião realizando a prática, que vai além da abstinência de carne, mas também o estudo da Palavra de Deus.”

Sem festas e pão

Imagem ilustrativa da imagem Jovens abrem mão de festas e celular durante a Quaresma
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A universitária Amanda  do Rosário, 19, da Paróquia São Francisco de Assis,  de Porto de Santana, contou que neste ano vai abrir mão de festas, de assistir séries, vai reduzir o tempo no celular e também não comerá pão, durante os 40 dias. No ano passado, como penitência, ela ficou sem tomar refrigerante.

“Não marco de sair nesses dias. E este ano escolhi deixar de comer o pão, porque está muito no meu cotidiano. A Quaresma é um momento de reflexão em que conseguimos nos conectar mais com Deus sobre o que fazemos ou deveríamos parar de fazer”.

O que é a Quaresma?

A palavra é utilizada para designar o período de 40 dias, no qual os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quarta-feira Santa.

O que abdicar nesse período?

Muitos católicos abdicam da carne vermelha. O padre Eder Hoffmam explica que essa penitência é por tradição da igreja e porque a carne vermelha é uma fonte rica de calorias e por ser  vista como algo caro e nobre. 

O padre destaca que a igreja continua recomendando a penitência de carne e de outras práticas penitenciais de igual valor.

Fonte: Padre Eder Hoffmam, Canção Nova e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: