ES planeja construir rodovia nas montanhas para desafogar a BR-262
Governo recua da ideia do binário e estuda projeto para construir via de 21 km de Viana a Campinho, em Domingos Martins
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O governo do Estado anunciou que está em fase de estudo de um projeto para construir uma rodovia de cerca de 21 quilômetros de Viana a Domingos Martins, na Região Serrana do Estado.
A ideia inicial, inclusive dita pelo governador Renato Casagrande durante a campanha eleitoral de 2022, era de construir um binário de cerca de 30 quilômetros entre Viana e Marechal Floriano.
Segundo o Departamento de Edificações e Rodovias (DER-ES), a obra não se viabilizou para não causar prejuízo aos moradores da região que teriam que fazer grandes retornos.
“O DER-ES informa que uma equipe está estudando a construção de uma rodovia estadual entre a entrada para Campinho (Domingos Martins) e Viana. O objetivo é desafogar o trânsito na BR-262, enquanto o governo federal não faz a duplicação da BR”.
A ideia do binário era fazer com que os motoristas com destino a Minas Gerais seguissem pela BR-262 e os que estivessem no sentido contrário passariam pela rodovia estadual, que começaria logo após a entrada do município de Marechal Floriano.
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A obra do binário tinha uma previsão estimada em R$ 200 milhões e seria construída com recursos do caixa do governo. O sistema binário iria contar com construção de um segundo trecho.
O DER-ES também informou que uma equipe está fazendo estudos para a construção da rodovia entre a entrada para Campinho, em Domingos Martins, até Viana.
O objetivo da rodovia, da mesma forma que era o intuito do então binário, é reduzir o fluxo de veículos na BR-262, principalmente nos fins de semana, quando se tem grande movimentação de veículos para as cidades turísticas da região.
O trajeto será executado em duas etapas, sendo que na primeira a licitação deve ser publicada em março. Já a segunda fase, que será feita mais posteriormente, irá de Domingos Martins a Marechal Floriano, de acordo com o órgão.
A BR-262, eixo de principal ligação do Estado com Minas Gerais, é hoje administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Há ao menos 10 anos o governo federal tenta concedê-la à iniciativa privada, mas até hoje não houve sucesso. A rodovia percorre 196,4 km de Cariacica até a divisa com o estado mineiro.
Estudo prevê melhorias na BR-262
A criação de faixas reversíveis, restrição do tráfego de caminhões pelo período de até seis horas do dia e a construção de uma rotatória em Viana serão algumas melhorias na BR-262 para reduzir os longos engarrafamentos e acidentes na volta da região Serrana durante domingos e feriados.
De acordo com o deputado estadual Fabrício Gandini, que preside a Comissão Especial de Fiscalização aberta pela Assembleia Legislativa para discutir os gargalos da BR-262, BR-101 e Rodovia do Sol, as mudanças estão previstas para ocorrer até o início do inverno, em 21 de junho, quando aumenta o fluxo de carros devido ao turismo na região de Domingos Martins e municípios vizinhos.
Uma reunião para debater o tema está marcada para a próxima quinta-feira com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Polícia Rodoviária Federal (PRF), governo do Estado, Prefeitura de Domingos Martins e o senador Fabiano Contarato.
“Precisamos ter uma solução imediata em alguns pontos, para que possamos desenvolver a cadeia do turismo, que é muito forte na região Serrana e que está sendo prejudicada por conta da dificuldade de tráfego”, justificou o deputado estadual.
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