Cuidado com as informações
Não há necessidade de extremismos, o equilíbrio deve ser a palavra de ordem
Gabriela Rebello
Comemoramos hoje, 2 de dezembro, o Dia Pan-Americano de Saúde, e, para enfatizarmos esta data, nada melhor do que falarmos de saúde e de alimentação, não é verdade?
Os alimentos, que entram no nosso cardápio de cada dia, viraram motivo de preocupação para muita gente, haja vista a proliferação de informações sobre alimentação saudável nos meios de comunicação.
Nas redes sociais dedicados a temas relacionados à alimentação, nutrição e afins, por exemplo, a hashtag com a palavra #comida tem 3.375.423 publicações no Instagram. A #comidadeverdade conta com 1.020.362 e a #comidasaudavel, 468.892.
Sem falar que enquanto você está aí, lendo a sua coluna, esses números estão aumentando.
A verdade é que quem busca uma alimentação saudável pode encontrar muitas informações sobre os alimentos em vários meios. Por isso, esses pacientes costumam chegar ao consultório cheios de dúvidas sobre o que podem comer para ter sucesso em seu novo estilo de vida.
Mas será que essas informações são realmente verdadeiras e justificadas cientificamente ou somente são informações que caem aos nossos ouvidos sem embasamento algum?
Confira aí alguns mitos e verdades sobre nutrição.
1. Pão integral é menos calórico que o pão comum. Mito. Ao contrário do que muitos pensam, os tipos de pão possuem uma quantidade de calorias bastante semelhante. No entanto, o pão integral é rico em fibras, que garantem saciedade por mais tempo e ajudam o intestino a trabalhar melhor. Por isso, são mais benéficos para a saúde.
2. O ovo tem muito colesterol. Mito. O ovo tem apenas 213 mg de colesterol/unidade, mas grande parte não é absorvida. A lecitina do ovo diminui a absorção do colesterol. Além disso, o ovo possui várias vitaminas do complexo B, A e D, zinco, fósforo, ácido fólico, todos importantes para o cérebro (formação de novos neurônios e capacidade cognitiva).
3. Comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda. Mito. É fundamental comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa distribuir bem: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas claro na quantidade adequada, sem exageros.
4. Margarina é mais saudável que manteiga. Mito. A manteiga é mais saudável do que a margarina, pois, para que tome a consistência adequada, a margarina passa pelo processo de hidrogenação, transformando a gordura insaturada em gordura do tipo trans. É preferível consumir a manteiga em pouca quantidade do que comer a margarina que é de origem vegetal, rica em gordura trans. Além disso, a gordura saturada da manteiga tem benefícios se consumida com moderação.
5. Abacate engorda: Mito. O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e assim o tipo de gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).
Como sempre digo, não há necessidade de extremismos, o equilíbrio deve ser a palavra de ordem, e muitas vezes é a falta deste, um dos principais motivos pelos quais algumas pessoas não conseguem ter os resultados que buscam.
Se vocês tiverem mais dúvidas mandem mensagem que a Nutri responde. Abraços e bom final de semana!
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello