Dia Mundial do Combate ao Diabetes
Ter diabetes não significa ter que renunciar a uma alimentação prazerosa
Gabriela Rebello
Na próxima segunda-feira, 14 de novembro, será comemorado o Dia Mundial do Combate ao Diabetes, e é claro que a Coluna Nutri Dicas não poderia deixar essa data passar em branco.
O diabetes é uma doença crônica, multifatorial, desenvolvida pela deficiência na produção da insulina, um hormônio produzido no pâncreas, que causa aumento da glicose (açúcar) na corrente sanguínea.
É um mal silencioso que se não for tratado pode comprometer o bom funcionamento de vários órgãos, como rins e olhos.
A doença pode aparecer em qualquer idade. O excesso de peso, o sedentarismo e a alimentação baseada em alimentos ricos em açúcares e gorduras ruins contribuem como possíveis causas na elevação do número de casos.
A mudança no estilo de vida – com práticas de atividade física, controle de peso e adoção de um padrão alimentar saudável – e o tratamento medicamentoso, caso seja necessário, são os principais pilares no tratamento do diabetes.
Vale ressaltar que o paciente diabético pode conviver muito bem com a doença se fizer um tratamento adequado. Os cuidados devem ser diários e, assim que receber o diagnóstico da doença, a pessoa já deve aderir a um estilo de vida mais saudável.
E no que diz respeito à alimentação, esta deve ser tão equilibrada, variada e completa como a alimentação de qualquer indivíduo saudável.
Ter diabetes não significa ter que renunciar a uma alimentação prazerosa e saborosa. Mas claro que algumas alterações, necessárias, irão auxiliar no melhor controle glicêmico.
Então vamos a algumas dicas da Nutri:
- Substitua os cereais refinados pelos integrais no cardápio.
- Não misture nem repita os carboidratos na mesma refeição. Exemplo: arroz, batata, mandioca, mandioquinha, macarrão, pão, aveia, granola.
- Alimentos ricos em açúcares (mel, açúcar mascavo, açúcar cristal, açúcar orgânico) devem ser evitados para prevenir oscilações acentuadas da glicemia.
- Alimentos diet na sua grande maioria são livres de açúcares, mas podem ter valor calórico elevado, por isso se for consumir esse tipo de alimento tenha moderação.
- Inclua no cardápio alimentos fontes de gorduras boas. O consumo de gorduras encontradas nas oleaginosas, sementes e abacate, por exemplo, ajudam a evitar o diabetes tipo 2.
- A canela contribui para controlar os níveis sanguíneos de glicose. No leite quente, no mingau ou até mesmo o chá são ótimas opções.
- Praticar 30 minutos de exercícios físicos todos os dias é de extrema importância.
- Reforce a hidratação. A água é imprescindível à vida. As necessidades podem variar entre 1,5 a 3 litros por dia.
E não se esqueça, no tratamento do diabetes, o nutricionista tem papel importante e deve fazer parte desse processo, através da elaboração de um plano alimentar adequado e com atividades de educação nutricional. Por isso, procure um profissional de sua confiança.
Leu tudo? Agora tem que praticar! Aguardo vocês na próxima semana!
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello